Matheus Santana, grande destaque da natação da Universidade Santa Cecília no Campeonato Sul-Americanos de 2014, realizado no Chile, concedeu entrevista ao Corpo em Ação da TV Tribuna, na edição do último sábado (15/3). Matheus falou sobre seu ingresso no esporte, para ajudar a controlar o diabetes, até a atualidade, quando desponta como uma das grandes promessas da natação brasileira para a próxima Olimpíada.
“Foi uma surpresa para mim e para minha família. Minha mãe ficou abalada por um período, mas fizemos de tudo para procurar todo o suporte e manter o controle”, contou, a respeito da descoberta da doença, que ocorreu quando tinha 8 anos de idade.
O nadador do Santa, que conquistou três medalhas de ouro (revezamento 4x100m medley, 100m livre (49s13), revezamento 4x100m livre (3m19s44) no último Sul-Americano, lembrou que foi cortado do Mundial de Dubai, por estar com a taxa de glicemia mais alta do que era esperado.
Sobre o corte que sofreu nas Olimpíadas, Matheus disse que foi muito difícil de superar, tendo inclusive ficado semanas fora da natação. “No começo foi difícil aceitar que eu tinha sido cortado, mas depois eu tentei esquecer isso, tentei esquecer um pouco a natação, fiquei três semanas sem treinar”.
Nicholas Santos e Tales Cerdeira, nadadores da Unisanta que também conquistaram medalhas para o Brasil no Campeonato, exaltaram o desempenho de Matheus Santana na competição e comentaram sobre suas primeiras impressões quanto ao jovem nadador.
“Na primeira vez que eu o vi nadar, no Chico Piscina, meu irmão mais novo, que também nada, comentava: ‘você tem que ver o Matheus Santana nadando!´ “, disse Nicholas.
Matheus também falou sobre o grande apoio que recebe de seus técnicos, familiares e amigos.
Confira a reportagem: