Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Clube Soroptimista Internacional de Santos realizará, nesta segunda-feira (10/3), às 19 horas, no Consistório da Universidade Santa Cecília (Unisanta), a entrega do Prêmio Bertha Lutz, oferecido sempre nesta data.

O Prêmio Bertha Lutz foi criado pelo Clube em 1984, para reconhecer publicamente o talento e o esforço de mulheres destaque em suas áreas de atuação. A escolha do nome Bertha Lutz é justificada por ter sido a introdutora, no Brasil, dos ideais do Soroptimismo, no ano de 1947, além de ser uma das defensoras do voto feminino no País.

O Clube Soroptimista Internacional de Santos surgiu em 1961 e é parte de uma organização criada em 1921 na Califórnia, Estados Unidos. O clube tem como objetivo servir à comunidade, lutar pela melhoria da condição da mulher, proporcionar condições de progresso e desenvolvimento, obtendo das entidades governamentais o cumprimento de suas atribuições e ajudando as entidades não governamentais em suas metas e reivindicações.

Soroptimist é uma palavra composta pela junção dos termos soror (irmã, em latim) e optimist (otimista, em inglês), significando “irmandade feminina otimista”. O grupo visa o bem estar da mulher e realiza serviços voluntários nas comunidades em que elas vivem.