A Universidade Santa Cecília também assinará protocolo de intenções com a Universidad Nacional Autónoma do México, durante viagem aos dois países. A comitiva foi recebida, no dia 5/3, pela presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla¸ na capital San José.

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) assinou, na última sexta-feira (7), na Costa Rica, protocolo de intenções com a Universidad Nacional daquele país. O objetivo foi  estabelecer intercâmbio acadêmico, científico e cultural, além da implementação de programas e projetos educacionais dirigidos ao desenvolvimento e progresso da sociedade.

Na oportunidade, o vice-diretor da Faculdade de Engenharia da Unisanta, Prof. Aureo Pasqualeto Figueiredo,  representou a instituição. O apresentador do Programa Esporte por Esporte, da Santa Cecília TV, Armando Gomes,  também participa da comitiva e representa o Sistema Santa Cecília de Comunicação – Rádio e TV Educativas.

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, esteve presente na assinatura do convênio e definiu a parceria com a Universidade como “a dimensão do quanto a relação de Santos com este belo país extrapola o futebol”.

O acordo é uma das diversas ações estratégicas celebradas pela comitiva santista que viaja pela Costa Rica e o México, de 5 a 11/3 e cujas seleções ficarão  hospedadas em Santos durante a Copa do Mundo.

De acordo com o Fiqueiredo, a solenidade de assinatura do convênio foi muito bonita. A comitiva foi recebida com um “aparato especial, pessoas com trajes típicos e uma banda regional muito interessante”. Ainda de acordo com o vice-diretor, a Universidad Nacional de Costa Rica possui entre 15 e 20 mil alunos.

“Todos os convênios têm um potencial imenso de experiências ricas em pesquisas, mestrados, doutorados, além de programas como o Ciência sem Fronteiras e intercâmbios. A internacionalização é o futuro trazido para o presente. É uma oportunidade extraordinária para os alunos e docentes, como cidadãos do mundo”, afirmou Figueiredo, que ministra aulas no curso de Engenharia Civil da Unisanta desde 1985.

A comitiva foi recebida, no dia 5/3, pela presidente daquele país, Laura Chinchilla¸ no Estádio Nacional, na capital San José. Durante o encontro, foi definido um convênio para a irmanação de Santos com o município de Alajuela. O grupo santista esteve ainda no Ministério das Relações Exteriores, para reunião com a ministra Gioconda Ubeda Rivera e da cerimônia de declaração da seleção local como embaixadores da Costa Rica, entre outras atividades.

México – A Unisanta também assinará convênio de cooperação acadêmica com a  Universidad Nacional Autónoma do México. A programação da comitiva do México teve início no sábado (8), com visita ao Museu de Antropologia, almoço no Centro de Alto Rendimento da Federação Mexicana de Futebol, partida entre América do México e Santos Laguna, no Estádio Azteca, além de um jantar de boas vindas na Embaixada do Brasil.

Jornalismo e Esporte – Há 22 anos no comando do programa Esporte por Esporte, da Santa Cecília TV, Armando Gomes, também está  presente na viagem. O jornalista é o correspondente da emissora, com notícias esportivas e culturais, transmitidas diretamente dos dois países.

“A expectativa é de que haja um entrelaçamento entre o Brasil, a Costa Rica e o México. A Copa do Mundo vai virar febre. Vamos divulgar a parte esportiva e acadêmica da Unisanta”, explica Armando, que já cobriu outras edições da Copa do Mundo e possui experiência profissional em vários lugares como Argentina, Japão, Arábia Saudita, México e países europeus.

Durante a viagem, os representantes da instituição estão apresentando a infraestrutura da Unisanta e do Sistema Santa Cecília de Comunicação. Os ambientes, desde clínicas até estúdios de jornalismo, estarão à disposição das autoridades e colaboradores envolvidos na Copa do Mundo, tanto as equipes de futebol, como a imprensa especializada dos países que terão sede em Santos, e demais interessados envolvidos na competição.

Referência – A Unisanta é a maior potência esportiva universitária do País, na Natação. O Complexo Educacional Santa Cecília foi escolhido para ser uma das instalações desportivas aptas a receber atletas olímpicos pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro 2016 (COB). Este reconhecimento aconteceu graças ao Projeto Olímpico da Universidade, visando contribuir para este importante momento que o País está vivendo.

A infraestrutura de ponta da Universidade foi  um dos  um dos itens elogiados pelo COB, entre os ambientes: o complexo aquático, que compreende uma piscina olímpica, primeira no País com teto retrátil, e outra de apoio, para aquecimento, Clínicas de Fisioterapia e Odontologia e o Laboratório de Fisiologia do Exercício, entre outros.