A Capitania dos Portos de Santos e a Universidade Santa Cecília (Unisanta) estreitarão relações para a realização de cursos, palestras e pesquisas de interesse mútuo e da comunidade, conforme declarações do novo Capitão dos Portos, Capitão-de-Mar-e-Guerra Ricardo Fernandes Gomes, e do Pró-Reitor Administrativo da Universidade, Marcelo Teixeira.
O capitão, que assumiu o posto em janeiro deste ano, fez uma visita de cortesia à Unisanta. Gomes desempenhou importantes tarefas, como a chefia da fragata União, que integrou a Missão de Paz do Brasil no Líbano junto às forças da ONU. A fragata da Marinha brasileira liderou a frota das forças navais da Força Interina da ONU no Líbano (Unifil, na sigla em inglês). Para o capitão, trabalhar em uma zona de conflito, de outubro de 2011 a julho de 2012, como no Líbano, “foi um desafio diferente”, assim como assumir a Capitania em Santos, onde está o maior porto da América Latina, é outro desafio.
Ele está ciente dos trabalhos que precisam ser aperfeiçoados na região, como a segurança dos navios e seus tripulantes e passageiros no porto e dos banhistas nas praias, devido ao grande número de embarcações de recreio, como lanchas e motos aquáticas, entre outras. À Marinha cabe coordenar todo esse trabalho de fiscalização e qualificação do pessoal a bordo nos meios aquaviários e portuários.
Marcelo Teixeira lembrou que a Unisanta firmou importante Acordo de Cooperação Técnica e Científica com a Marinha Brasileira, em 22 de junho de 2012, para pesquisas na plataforma marítima continental brasileira. Foi o primeiro acordo desse tipo firmado com uma universidade particular. Outras realizações conjuntas são mais antigas. Uma das idéias é aumentar as atividades e benefícios para os militares e seus familiares, no âmbito de cursos do Colégio Santa Cecília, do Ensino Médio a cursos de Graduação e Pós-Graduação. A realização de outros cursos específicos será estudada.
Palestras e campanhas educativas conjuntas para a comunidade estão entre os projetos, e um dos temas será a conscientização de esportistas e da população sobre questões de segurança e de preservação do meio ambiente. O Capitão dos Portos enfatizou a necessidade de se multiplicar a mentalidade marítima e, nesse sentido, a Santa Cecília TV e a Rádio Santa Cecília FM foram colocadas à disposição da Marinha.
O Capitão-de-Mar-e-Guerra Ricardo Fernandes Gomes conhecia a Unisanta por meio de amigos, que estudaram na Universidade. Mencionou o prestígio da Instituição nos meios esportivos, que está na ponta de esportes no ambiente marítimo. Estavam presentes a reitora, Sílvia Teixeira Penteado e a presidente e a presidente, Lúcia Maria Teixeira Furlani.