Leão de Prata em Cannes, medalha de ouro no El Ojo de Iberoamerica e integrante da equipe da agência internacional do ano de 2013, reconhecimento histórico para a propagada brasileira. Essas conquistas são parte do premiado portfólio de Rodrigo da Matta, formado no curso de Publicidade e Propaganda da Unisanta, em 2000.

Atualmente, Rodrigo é redator da agência  Africa, considerada International Agency of the Year 2014, pela Advertising Age, principal revista de Propaganda do mundo.

“Cheguei aqui na Africa em 2008,  e a minha função é criar as campanhas publicitárias para clientes como Itaú, Folha de São Paulo, P&G, UOL. E essa criação pode ser desde um simples spot de rádio até uma grande ação integrada, envolvendo comerciais de TV, anúncios de revista, web e APPs”, explica o redator.

Antes da Africa, trabalhou em grandes agências como Age, McCann-Erickson, Leo Burnett e Fischer America. Em Santos, atuou por dois anos na Divina Arte Propaganda.

Prêmios – Em 2013, Rodrigo ganhou o Leão de Prata, em Cannes, com um trabalho realizado para a Ariel, da Procter&Gamble. Na oportunidade, a equipe criou uma ação inovadora chamada Ariel Surprise Collection, onde as estampas de uma coleção de roupas manchadas só apareceriam após serem lavadas com o sabão da marca.

Posteriormente, as roupas foram enviadas para as principais blogueiras de moda do País e a coleção foi apresentada na passarela da São Paulo Fashion Week. “O sucesso foi tanto que as roupas acabaram indo parar na vitrine das lojas e atraindo a atenção de empresários na Rússia e Cingapura”, diz o publicitário.

Para Rodrigo, os prêmios são importantes porque dão visibilidade internacional ao trabalho. Ainda no ano passado, o redator ganhou uma medalha de ouro no prêmio El Ojo de Iberoamerica, com o trabalho Flying Book, para a Embraer. Também fazem parte de seu portfólio  um ouro e dois bronzes no Prêmio Lusos; bronzes no Prêmio de Propaganda O Globo e no Wave Festival; dois anuários CCSP; Prêmio  INFO – melhor campanha publicitária online 2012 e Prêmio de Responsabilidade Socioambiental na Propaganda 2013 – Renato Castelo Branco – ESPM.

Rodrigo agradece o incentivo dos professores da Unisanta e afirma que o mundo acadêmico é bem diferente do profissional, “ainda mais quando o mundo profissional fica em outra cidade e segue outros padrões”.

“No meu caso, eu só pude fazer esse pulo de Santos para São Paulo graças a alguns professores do Santa. Se não fosse, por exemplo, o Paulo Valiengo (que era professor de criação publicitária na época), eu não teria mostrado meu portfolio para um dos melhores redatores da agência Talent. E, consequentemente, não teria sido indicado para outros profissionais do mercado paulistano até finalmente ser contratado em uma grande agência”, finalizou.

As ideias e os trabalhos premiados podem ser conferidos no portfólio online do publicitário, em: cargocollective.com/rodrigodamatta