Seu livro “Alex Vallauri, da gravura ao grafite” é a única biografia autorizada do artista plástico Alex Vallauri (1949-1987), iniciador do grafite no Brasil
A professora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), artista plástica e escritora Beatriz Rota-Rossi, lança a segunda edição de seu último livro e inaugura mostra com suas obras mais recentes, no dia 17 de outubro, no Espaço Cultural da Universidade, às 19h. Beatriz apresentará trabalhos em computação gráfica, aquarela, pastel, desenho e fotografia, utilizando-se de . diversas linguagens que se interagem no mesmo espaço pictórico.
“Mantive uma preocupação constante em minha obra com as questões das minorias, como foi o caso de minha última exposição ‘Demolições’, onde tratava da vida nos cortiços. Desta vez, meu foco se desloca para vários ângulos da história cotidiana da humanidade”, relata Rota-Rossi.
As obras mostram imagens cultuadas na memória e no inconsciente coletivo do ser humano que, por vezes, com espírito de colecionador, revê para ter a certeza do longo caminho percorrido. Moedas antigas, fósseis, ruínas, imagens rupestres, textos, selos postais, elementos que, desembaralhados, podem nos dar a ilusão de certezas neste mundo de embaralhamento de dados com o qual a tecnologia digital nos brinda.
Beatriz trabalhou durante oito meses da prancheta ao computador e vice versa para poder encontrar a linguagem que expressasse esse universo feito de avanços tecnológicos, há poucos anos, inimagináveis e, no entanto, ainda impregnado de ícones do passado.
Nessa mesma ocasião, a artista brinda o público com o lançamento da segunda edição do livro de sua autoria “Alex Vallauri, da gravura ao grafite“, editado pela editora Olhares. O livro é a única biografia autorizada do artista plástico Alex Vallauri (1949-1987), iniciador do grafite no Brasil.
Fundamentado em cartas do artista, a obra literária traz um panorama da história da África na primeira metade do século 20 onde o artista nasceu, da Argentina, onde ele morou até os quinze anos, de Santos, onde residiu e estudou, e de São Paulo, onde se mudou definitivamente e encontrou a fama. A biografia aborda com bastante profundidade suas estadias na Europa e nos Estados Unidos, onde realizou trabalhos de intervenção urbana em grafite encomendados pela prefeitura de Nova Iorque e conquistou importante reconhecimento que se estende aos dias de hoje.
Os livros serão autografados pela autora e pela irmã do artista curadora de sua obra, Claudia Vallauri, mas também serão autografados de maneira simbólica pelo próprio Vallauri, com seus carimbos. Durante sua vida o artista produziu centenas de carimbos com imagens de sua autoria, os quais o público, poderá escolher e ilustrar com eles a primeira página de seu exemplar, ganhando assim a assinatura do artista.
Sobre Beatriz Rota-Rossi: É artista plástica e escritora. Professora titular das disciplinas de História da Arte, Cultura Brasileira e Estética da Comunicação da UNISANTA. Contato com a Artista / autora: byarr@terra.com.br.
Serviço
Mostra e lançamento de livro de Beatriz Rota-Rossi
Abertura: Dia: 17/10, às 19 h, Espaço Cultural Unisanta.
Onde: Rua Oswaldo Cruz, 277, Bloco M,.Santos
Quando: 17 a 30 de outubro, de segundas a sexta-feira, das 19 às 21h30.