A técnica do projeto, que utiliza Lógica Paraconsistente, já foi desenvolvida em pesquisas da Unisanta, para gerenciar riscos em concessionárias de energia, públicas e privadas. Agora,  será adaptada para avaliar outras situações de riscos,  como reflexos do Pré-Sal, que traz novas realidades para a Cidade de Santos e região, e poderá avaliar até situações extremas de estresse de trabalhadores em plataformas de petróleo.  

Um  estudo científico estruturado em Lógica Paraconsistente e capaz de, a partir de um banco de dados, prever riscos em negócios ou em atividades em várias áreas do conhecimento, para alertar os gestores sobre a tomada de decisões. Basicamente, esse é o objetivo do primeiro projeto da Unisanta e aprovado pelo Conselho Técnico da Fundação Parque Tecnológico de Santos,   assinado nesta quarta-feira (16/10) pela manhã, no Paço Municipal, pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa.   
O  projeto selecionado chama-se “Sistema Especialista Paraconsistente Avaliador de Riscos”, e foi apresentado pelo Instituto Tecnológico de Pesquisa da Baixada Santista – ITPBS, ligado à Universidade Santa Cecília (Unisanta).
 
 A técnica que estrutura o projeto tem sido desenvolvida para ser aplicada em Sistemas Especialistas de concessionárias publicas e empresas privadas  principalmente na área de sistemas de transmissão de energia elétrica, visando apoiar decisões capazes de reduzir as perdas no processo. O Sistema  poderá ser adaptado para se aplicar em várias situações, como apoio à tomada de decisão para amenizar riscos nos possíveis reflexos do Pré-Sal na região, explica um dos seus autores, o Prof. Dr. João Inácio da Silva Filho. 
 
Além dos reflexos previstos na cidade com o Pré-Sal, em toda a estrutura, urbana, com os escritórios de petróleo que estão se instalando, o projeto do ITPBS poderá ser adaptado para prever situações de riscos e alertar situações extremas tais como, por exemplo, o estresse de trabalhadores nas plataformas da Petrobras ou no Porto, riscos em ações administrativas e até em riscos que envolvem áreas de produção.  
 
Silva Filho e os pesquisadores do Núcleo de Pesquisas em Eletrônicas NPE da Unisanta  Alexandre Rocco e Maurício da Conceição Mário têm aplicado, com sucesso, a chamada Lógica Paraconsistente, que ao contrário da Lógica Clássica, para a qual só existe o estado lógico “falso” ou o “verdadeiro”, se utiliza de algoritmos capazes de lidar com contradições o que a torna capaz de trabalhar com estados multivalorados.
  
“A Lógica Paraconsistente lida com algoritmos que representam graus de contradição do que é falso e graus de contradição do que verdadeiro, em um banco de dados. Dessa forma se obtém modelos mais próximos da realidade, tal como faz o cérebro humano”, explica João Inácio da Silva Filho. 
 
Projeto único
O projeto do Instituto Tecnológico de Pesquisa da Baixada Santista  foi o único que atendeu ao solicitado pelo primeiro Edital, entre os quatro apresentados, informou Waldomiro Roman da Silva, diretor Administrativo e de Finanças da  Fundação Parque  Tecnológico de Santos. “O Parque está nascendo, com um projeto feito por uma Universidade com tradição em pesquisas”, acrescentou. 
 
O prefeito Paulo Alexandre Barbosa destacou a importância da participação das universidades, para o Parque Tecnológico, com as propostas de pesquisas de inovações tecnológicas e o oferecimento de seus espaços físicos. Nesta quarta-feira, ele assinou convênios com as instituições e encaminhou projeto à Câmara, sobre incentivos fiscais de 100%  por cinco anos de IPTU, ITBI, taxa de licença e outros, como benefícios progressivos,  nos dez anos seguintes, às empresas que gerarem empregos e trouxerem progresso à Cidade.
 
A Unisanta foi representada na sessão solene da prefeitura pela reitora, Sílvia Ângela Teixeira Penteado e pelos sócios do ITPBS, Antonio de Sales Penteado, João Inácio da Silva Filho e Alexandre Rocco. Penteado é diretor da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Unisanta, João Inácio coordena o Grupo de Pesquisa em Lógica Paraconsistente Aplicada -GLPA ligado ao Núcleo de Pesquisas em Eletrônicas (NPE), da Universidade,  e Rocco é o coordenador do curso de Engenharia Elétrica.   O GLPA efetua  pesquisas nas áreas de Inteligência Artificial – Sistemas Inteligentes, Aplicações de Lógicas não Clássicas, Lógicas Paraconsistentes e Lógica Quântica. 
 
Histórico
O ITPS foi fundado em 2007 pelos professores do Departamento de Engenharia Elétrica da Unisanta, com o objetivo de desenvolver trabalhos de pesquisa na área de Distribuição, Transmissão e Geração de Energia Elétrica. Desde então, foram desenvolvidos,  nestes sete anos de existência, diversos trabalhos para empresas privadas e concessionárias de energia elétrica, visando reduzir perdas no processo industrial. 
 
Hoje conta com a colaboração dos professores das diversas especialidades da Universidade, assim como alunos, ex-alunos, estagiários e profissionais da área.
 
Os trabalhos prosseguem e um dos mais recentes, apresentado à Fundação Parque Tecnológico de Santos,  é o Projeto Sistema Especialista Paraconsistente Avaliador de Riscos. 
 
Essas pesquisas se apoiam nos trabalhos de pesquisadores ligados ao GLPA do Núcleo de Pesquisas em Eletrônicas (NPE), polo mundial em Lógica Paraconsistente e Sistemas de Apoio a restabelecimento, distribuição e transmissão de energia elétrica. Na Unisanta são quatro grupos de estudos que têm ligação com o projeto: Grupo de Lógica Paraconsistente Aplicada em Automação e Robótica; Grupo de Lógica Aplicada em Sistemas Inteligentes; Grupos de Pesquisa em Métodos Tecnológicos Aplicados à Bioengenharia; GPEA – Grupo de Pesquisa em Engenharia Aplicada. 
 
Outros trabalhos
Foram desenvolvidos,  nestes sete anos de existência, diversos projetos industriais e de inovação tecnológica para empresas privadas e concessionárias de energia. Alguns deles:
1)    Desenvolvimento de Sistema Especialista com Lógica Paraconsistente para Apoio a Operação na Recomposição do Sistema de Sub-Transmissão.
2)    Sistema Digital de Medição de Correntes de Bancos de Capacitores Série e Transmissão dos Dados Adquiridos Através de Dispositivos Sem Fio.
3)    Integração de Tecnologias de Comunicação Baseadas na Norma IEC61850 para Otimização de Cabeamento de Automação e Controle em Subestações – Frase I.
4)    Simulador Especialista de Tempo Real para Apoio a Decisão (SIMULESP).
5)    Sistema Interativo para Diagnóstico de Falhas em Equipamentos Mediante Redes Bayesianas.
6)    Sistema Digital de Medição de Correntes de Bancos de Capacitores Série e Transmissão dos Dados Adquiridos Através de Dispositivos Sem fio – Desenvolvimento de Cabeça de Série.
 
Sintonia com empresas
A sintonia com as indústrias de Cubatão, com o porto e com as necessidades econômicas e urbanísticas de Santos é uma das características da Unisanta pois o primeiro curso da Instituição, o de Engenharia Operacional,  foi criado para atender às demandas desse segmento econômico, com reflexos para toda a Baixada Santista, lembra a reitora.
 
O Parque Tecnológico de Santos, o Pré-Sal, as indústrias de Cubatão, o Porto, a estrutura para receber novos moradores, o meio ambiente  e até o turismo são fatores que fazem da Baixada Santista uma região econômica privilegiada, que exige forte entrosamento entre os setores públicos e  os setores produtivos e que a Unisanta tem demonstrado com eficiência, acrescenta Sílvia Teixeira Penteado.
 
Projeto de Pesquisa: Submetido à FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO DE SANTOS.
Título: Sistema Especialista Paraconsistente Avaliador de Riscos (SERISCLPA2v)
 
CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2012 – SELEÇÃO DE PROJETOS PARA PARQUE TECNOLÓGICO DE SANTOS
 
Entidades Envolvidas:
ITPBS – Instituto Tecnológico de Pesquisa da Baixada Santista
UNISANTA – Universidade Santa Cecília
 
Professores pesquisadores:
Prof. Dr. João Inácio da Silva Filho
Prof. Dr. Maurício da Conceição Mário
Prof. Dr. Aexandre Rocco
 
Pesquisadores: A equipe de desenvolvimento integrada ao projeto do Software SERISCLPA2v serão professores/pesquisadores do Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNISANTA – Universidade Santa Cecília oficializados ao GLPA – Grupo de Lógica Paraconsistente Anotada.