por Lívia Duarte

Para os rondonistas na Universidade Santa Cecília, que operam em conjunto com os alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Colares, no Pará, o final de semana foi marcado por ações de mutirão.

No sábado (13), os acadêmicos instalaram um ônibus de apoio, na praça central da cidade, para realizar o “Mutirão da Saúde”, coordenado pelas alunas da Unisanta Camila Maciel e Juliana Pereira, dos cursos de Odontologia e Farmácia, respectivamente.

A ação, que foi realizada durante todo o sábado, atendeu 175 munícipes,  instruindo  a escovação apropriada dos dentes, quando foram distribuídos kits contendo pasta, fio e escova dental.

Munícipes receberam também serviços de medição de pressão arterial, índice glicêmico e peso e altura, para calcular o índice de massa corpórea. Na ocasião, os estudantes distribuíram panfletos instrutivos sobre a dengue, cuidados bucais, além de preservativos masculinos e álcool em gel.

Durante os serviços, os estudantes atenderam dona Maria de Melo Coelho, que comentou sobre o Projeto Rondon. “Quando estudava Filosofia na

Universidade Federal do Pará (UFPA), participei de mais de dez operações do Rondon”, contou , emocionada. “Em minha última participação, cuidei de leprosos de uma comunidade do Maranhão”. Para dona Maria, o projeto resume-se em “muito amor e dedicação ao próximo”.

Mutirão do Meio Ambiente recolhe 1,5 tonelada de microlixo

Durante todo o domingo (14), os estudantes que participam da Operação Forte do Presépio, em Colares, realizaram uma grande ação em prol do meio ambiente do local.  Eles removeram ações de limpeza de microlixo na principal via de acesso da cidade, à beira-mar e em leitos de igarapés, de onde foram recolhidas uma tonelada e meia de resíduos.

A ação contou com a participação de mais de 20 crianças da comunidade e foi finalizada com o ato simbólico de plantar uma muda na praça principal da cidade. “O mutirão ocorreu dentro do planejado, abraçando novas causas, envolvendo ações que extrapolaram a temática, como a participação, coletividade e respeito ao próximo”, afirmou  Giulian César Sá, estudante de Biologia da UFCG que coordenou a ação.

Sobre o Rondon: O programa é coordenado pelo Ministério da Defesa e visa capacitar e informar a população local, promovendo ensinamentos sobre direitos, deveres, cuidados e cidadania. Os universitários desenvolvem atividades benéficas para a cidade enquanto os habitantes locais mostram outro Brasil, gerando uma convivência e contato humano totalmente diferente do que acontece nos grandes centros. O trabalho é realizado diretamente com as prefeituras das cidades, tendo o apoio do Exército, no que diz respeito à segurança.