Luiz Roberto Santini Mello apresentou uma  dissertação de interesse vital para o setor de petróleo. Ele construiu uma unidade experimental para reduzir custos no transporte de óleo cru para refinarias ou portos, com redução de perda de carga de 24 vezes e economia de potência nas bombas de 1,16 vezes.

O engenheiro mecânico Luiz Roberto Santini construiu uma unidade experimental para estudar o transporte bifásico água-óleo, propondo maior economia com redução de perdas nesse transporte, que é vital para no setor de petróleo e gás. Com a unidade de bancada construída experimentalmente no Laboratório de Operações Unitárias da Universidade Santa Cecília (Unisanta), ele conseguiu uma redução de perda de carga de 24 vezes e economia de potência nas bombas de 1,16 vezes.

O sistema objeto da dissertação, conhecido como Core Annular Flow CAF- transporte de óleo em duto envolto por um anel de água, baseia-se  no princípio natural de que de fluídos com diferentes densidades e viscosidades não se misturam.

“A  constante necessidade de se transportar óleo cru através de extensos oleodutos,  seja das zonas produtoras para as refinarias ou portos, sejam oleodutos que interligam polos de estocagem, tem no chamado  Core Annular Flow (CAF), um aliado que pretende evitar os postos de reaquecimento de óleo ou mistura de solvente para reduzir a viscosidade, comuns ao longo dos oleodutos atuais”, afirma o engenheiro.

Sua proposta consistiu em baratear o custo do barril/km, devido à possibilidade de usar conjuntos moto/bomba de menor potência, se comparados com os sistemas atuais. Como objetivos específicos, ele procurou determinar, em escala de bancada, as potências necessárias ao conjunto moto-bomba e a perda de carga em um escoamento bifásico água-óleo.

Todo o experimento foi projetado, executado e operado nos Laboratórios de Operações Unitárias da Unisanta, com auxílio de funcionários e voluntários, além dos professores e alunos diretamente envolvidos.

O tema da dissertação é:  Desenvolvimento de uma unidade experimental para estudo do transporte por bombeamento da mistura bifásica “água-óleo”. A defesa ocorreu no Consistório, às 18 horas, mas antes, às 17 horas, ele mostrou o funcionamento da unidade aos membros da banca, que contou com a participação, como membro externo, do Eng. Prof. Dr. Marcelo Crecenti Aulicino, Gerente de Projetos da Petrobras, RPBC – Cubatão, além dos professores doutores Aldo Ramos Santos e do orientador, Deovaldo de Moraes Júnior.

O trabalho, apresentado também no I Encontro de Pós-Graduação da Unisanta, dia 14/12,  foi um dos escolhidos para publicação  na revista on line internacional do sistema Open Journal System da CAPES.

Pesquisas continuarão

A aplicação da técnica de sua dissertação depende da continuidade das pesquisas, o que  Santini Mello pretende fazer no doutorado. “Estamos fazendo contatos visando angariar recursos necessários a ampliações e melhorias no experimento, que possam trazer resultados que justifiquem a implantação em escala industrial, visto que em bancada (a proposta) já se mostrou eficiente”, afirma o engenheiro.

Graduado em Engenharia Mecânica por uma universidade de São Paulo, em 1978, Luiz Roberto Santini Mello formou-se ainda em Administração, em 1982. Na Unisanta, cursou especialização em Informática e Análise de Sistemas. Após estudar Gestão de Negócios em Petróleo e Gás na Escola Politécnica da USP em 2010, procurou  o Mestrado da Unisanta.

Trabalhou  na Dow Química, no projeto da unidade de resinas epóxi da planta do site do Guarujá e em empresa fornecedora da indústria petroquímica,  nos anos 70/80. Desde então ficou afastado da engenharia, trabalhando em empresas próprias. Retornou à vida acadêmica em 2010 e agora pensa no doutorado, na área de engenharia.