Na próxima segunda-feira, 1º/10, a Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) irá parabenizar o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, e a secretária de Saúde de Santos, Maria Ligia Lyra Pereira, pela construção da segunda unidade da Serfis (Seção de Recuperação e Fisioterapia) em Santos, sendo a primeira na Zona Noroeste.

O Conselho Municipal de Saúde da Cidade reivindica a construção desta unidade na Zona Noroeste há mais de 15 anos, explica o diretor da Faculdade de Fisioterapia, Ivan Cheida. “A construção deste novo espaço, tão importante aos moradores e aos profissionais da saúde, só tornou-se realidade, devido ao apoio dado pelos homenageados,” diz Cheida.

A solenidade acontecerá às 9h, com a presença  da alta direção da Unisanta, dos professores e alunos da Faculdade de Fisioterapia e profissionais da área da saúde, no auditório I, no 4º andar, do Bloco E, da Unisanta, localizado na Rua Cesário Mota, n.º 8, no Boqueirão.

SERFIS – Segundo matéria publicada no Diário Oficial de Santos, do último dia 21/9, há cerca de um mês, a prefeitura iniciou a construção da Serfis, na zona noroeste, que irá ampliar o atendimento do setor e facilitar o acesso dos moradores desta região e dos morros. O imóvel está sendo erguido em terreno municipal de 942 m² na rua Bucão Viana s/n° (Bom Retiro) e terá área construída de 570 m².

O prédio, em andar térreo, vai dispor de acessibilidade para pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção (rampas, piso podotátil e sinalização em braile), recepção com sala de espera, cinco sanitários (incluindo um adaptado para deficientes), salas de triagem (cinco), atendimento (três), grupais (duas), reunião, órteses e adaptações, infantil, de arquivo e parte administrativa, além de cozinha, área de serviço e almoxarifado.

O término da obra está previsto para dezembro. A rede municipal de saúde já conta com uma unidade da Serfis (Seção de Recuperação e Fisioterapia) na Av. Conselheiro Nébias, 267 (Vila Mathias), responsável pelo acompanhamento de pessoas com dificuldades de locomoção ou deficiências físicas consequentes de derrames, lesões medulares, mal de Parkinson ou acidentes de trânsito.

A seção também fornece órteses, próteses e outros equipamentos para moradores de Santos. Por mês, são atendidos mais de 360 pacientes pela equipe formada por 42 profissionais. A segunda unidade na zona noroeste atenderá em torno de 200 pessoas, com o apoio de cerca de 30 funcionários.