Nesta quarta-feira, 18/7, o Jornal A Tribuna destacou, em página inteira, o projeto formado por alunos da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), o grupo Fisioterapeutas do Sorriso, que concorre ao Prêmio Comunidade em Ação 2012.

Em entrevista ao jornal, o aluno da Unisanta e coordenador do projeto, João Victor Maciel Mendes, lembrou o aniversário de 11 anos do grupo e o filme Patch Adams, como grande incentivador da ideia dos alunos. “O projeto faz 11 anos, agora em agosto. Na verdade é um trabalho de um aluno para os alunos. Ele foi criado por uma aluna a Maria Nazaré Cerejo. Ela passou por uma experiência de ficar internada e depois disso teve contato com as ideias do Patch Adams, que foi o grande incentivador de ações como a nossa e resolveu que queria ajudar”, conta o aluno.

Histórico – Criado em agosto de 2001, os Fisioterapeutas do Sorriso nasceram da iniciativa de ex-alunos da Faculdade de Fisioterapia da Unisanta. O grupo atua voluntariamente, fora do horário das aulas. Com muita descontração e brincadeiras, os estudantes aplicam alguns conhecimentos específicos da profissão, como orientação postural e exercícios de coordenação motora. Entre as áreas de trabalho estão a Pediatria, Oncologia e a Neurologia.

Em todas as apresentações, os universitários se caracterizam com roupas que lembram o vestuário dos palhaços: calças largas, rostos pintados, penteados especiais e o típico nariz de bola vermelha. A camiseta traz um slogan criado pelos alunos de Publicidade, “Um sorriso custa menos que um remédio”.

Os alunos buscam, através do amor ao próximo e de gestos simples, proporcionar suporte psicoemocional às pessoas de nossa comunidade e em especial crianças, idosos e pacientes dentro dos hospitais.

O objetivo é possibilitar a diminuição da dor e do sofrimento, resultando em uma redução de queixas sobre dores no corpo, uma melhora na qualidade do sono, aumento da imunidade natural, aumento da disposição para alimentação, diminuição do receio e insegurança quanto ao ambiente hospitalar ou institucional, uma disposição otimista frente às dificuldades do cotidiano, maior habilidade na resolução de questões da vida diária, entre outras.

O projeto crê que a mudança de comportamento vá acarretar uma diminuição no tempo de internação, melhor convivência dentro das instituições, e melhor abordagem nos relacionamentos interpessoais dentro da comunidade e da sociedade.

Entre as instituições que já receberam a visita dos Fisioterapeutas do Sorriso estão: a creche Estrela do Amor, no México 70, em São Vicente; o Hospital Santo Amaro; instituições santistas como a Casa do Sol; Associação Anjo da Guarda; Universo do Ser; Casa da Esperança; SESC; creches Estrela Guia e Santo Antônio; AEA Stella Maris; Catedral de Santos; Educandário Anália Franco; Educandário Santista; Casa de Repouso São Miguel Arcanjo; Centro Espírita Dr Luiz Monteiro de Barros; Sociedade São Vicente de Paulo; Nurex – Núcleo de Reabilitação do Excepcional São Vicente; Núcleo Tia Édna, entre outras.

Informações sobre os Fisioterapeutas do Sorriso podem ser obtidas no endereço www.facebook.com/fisioterapeutasdosorriso, pelo e-mail fisioterapeutasdosorrisosantos@live.com ou pelo telefone 3202-7156.