A Universidade Santa Cecília (Unisanta) receberá, dia 27 de junho, quarta-feira, às 10h30, a ex-atleta Hortência Marcari, no lançamento de mais uma unidade do projeto Centro de Basquete Telefônica. A Unisanta será o quarto centro esportivo do projeto na cidade de Santos. O evento será realizado no Consistório da Unisanta e no Ginásio Poliesportivo, Rua Oswaldo Cruz, 277.

Além de Hortência, que também é madrinha do projeto, na oportunidade estarão presentes a reitora da Unisanta, Profª. Drª. Sílvia Ângela Teixeira Penteado; a presidente da instituição, Profª. Drª. Lúcia Maria Teixeira Furlani; o Pró-Reitor Administrativo, Prof. Marcelo Teixeira; o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa; o secretario municipal de esportes, Paulo Roberto Paes Musa; o presidente da Telefônica|Vivo, Antonio Carlos Valente; presidente da Brunoro Sport Business, Marcelo Doria e o presidente de conselho da empresa, José Carlos Brunoro.

Na Unisanta, os responsáveis serão o Prof. Leonardo Teixeira Ramos, titular da Disciplina de Basquetebol da Faculdade de Educação Física e Esporte (FEFESP) e o Prof. Milton José Ribeiro (Mono), coordenador do Departamento de Esportes da instituição. O docente já desenvolve atividade da modalidade nas Oficinas de Esportes da instituição. Desta forma, a Unisanta estende a sua parceria com a Prefeitura Municipal de Santos onde através da Secretaria Municipal de Esportes – SEMES desenvolve várias atividades junto à comunidade.

O Projeto – O projeto tem como objetivo descobrir novos talentos na prática da modalidade, oferecendo infraestrutura e método exclusivo para jovens com idades entre 10 e 17 anos. A metodologia é assinada por Hortência Marcari, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta, nos EUA (1996), campeã mundial na Austrália (1994), e campeã dos Jogos Pan-Americanos em Havana, Cuba (1991). Ao todo, mais de quatro mil crianças e adolescentes de 12 municípios do Estado de São Paulo serão beneficiados. Além de Santos, as cidades de São José dos Campos, Marília, Ribeirão Preto, Catanduva, Bauru, Araraquara, Presidente Prudente e Botucatu já contam com unidades do projeto.

O Centro conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte. Idealizada pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e gerenciada pela Brunoro Sport Business (BSB), o projeto ainda conta com o apoio das Prefeituras Municipais das cidades de Santos, Guarulhos, São Caetano, São José dos Campos, Botucatu, Bauru, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Marília, Paulínia, Araraquara e Catanduva.

O projeto está apoiado na criação de quatro núcleos de ensino em cada uma das cidades envolvidas (um núcleo central e três nas periferias), beneficiando cerca de 340 alunos por cidade. Cada núcleo conta com uma equipe composta por supervisores e coordenadores gerais das cidades e dos próprios núcleos, recrutados pelas secretarias de esporte. Os profissionais são responsáveis pelo monitoramento, garantia de sucesso do projeto, identificação e encaminhamento de atletas de destaque aos clubes e seleções regionais. Para gerar mais interatividade entre os alunos, serão promovidos campeonatos.
O ensino do basquete será acompanhado de perto pelos professores Sérgio Maroneze e Hermes Balbino, que também são idealizadores e foram membros da comissão técnica da seleção brasileira feminina no título mundial em 1994.

Com o objetivo de padronizar o método de ensino, todos os professores passaram por um período de capacitação.