A competição reúne 700 atletas de 11 países, sendo seletiva para as Olimpíadas de Surdos de 2013, em Budapeste, Hungria

Nadando pela Seleção Brasileira, o atleta Guilherme Maia (23 anos), aluno do 2º ano da Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp) da Universidade Santa Cecília – Unisanta, ganhou medalha de ouro na prova dos 50 metros borboleta, realizada na tarde desta sexta-feira (15), pelo Campeonato Pan-Americano de Surdos. Com a vitória conquistada na piscina olímpica do Parque Aquático da Unisanta, Maia obteve classificação para as Olimpíadas de Surdos de 2013, em Budapeste, Hungria.

Na mesma prova, o outro brasileiro, Esdras Coutinho Custódio da Silva, terminou em terceiro lugar.

Maia também disputou na tarde desta quinta-feira a prova dos 200 metros borboleta, na qual ficou com a medalha de prata. Neste sábado, ele competirá ainda pelos 50, 100 e 200 metros livre, além dos 100 metros borboleta e em outros três revezamentos.

A participação do atleta nesta competição é mais uma demostração de superação, pois ele está nadando com uma lesão no joelho.

Histórico premiado

Maia tem um histórico de campeão. Participou das Olimpíadas para surdos, em 2009, na China, onde ficou em 5º lugar nos 200 metros borboleta. No Mundial realizado em Coimbra, no ano passado, foram duas medalhas de prata (100 m livre e 200 m livre) e uma de bronze (200 m borboleta). Ele possui ainda o título de Campeão Brasileiro (2011), nas modalidades 50, 100 e 200 metros borboleta e livre.

Pan-Americano

As provas de natação dos 5ºs Jogos Pan-Americanos de Surdos acontecem ainda neste sábado. As demais modalidades (futebol, basquete, ciclismo, futsal, vôlei e atletismo) estão sendo disputadas em Praia Grande. Esta é a primeira vez que o Brasil sedia o Pan-Americano de Surdos, que tem apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Neste sábado, o programa terá aquecimento às 8h e provas às 9h. No período da tarde, às 15h será o aquecimento e às 16h, as provas.

Delegação Brasileira de Natação:

Técnico:  Anderson Marcondes Santana Junior (Juju)

Chefe da Delegação:   Paullo Roberto Amaral Vieira

Masculino: Esdras Coutinho Custodio da Silva; Guilherme Maia Kabbach ; Gustavo Lemos de Freitas; Panyckson Felipe da Silva Gomes Lima

Feminino: Raquel Couto Amaral

Outras informações:  Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência –  Assessoria de Imprensa: pessoacomdeficiencia.sp@gmail.com  ou (11) 5212-3702