Qual é a última coisa que você vê antes de dormir? O que vem a sua mente quando você escuta as palavras maçã, amizade, crianças, luz, música? Com o objetivo de promover o olhar fotográfico através das redes sociais, o curso de Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) desenvolveu o projeto Arte Cotidiano. O projeto consiste no ato de observar as coisas do nosso dia a dia e aumentar, ampliar ou melhorar o olhar sobre tudo a nossa volta.

O Arte Cotidiano é interdisciplinar e envolve conceitos das aulas de Fotografia, ministradas pelo Prof. Vlaidner Lima; e Criatividade e Tecnologia e Análise Gráfica e Estética da Imagem, ambas a cargo da professora e coordenadora do curso de Produção Multimídia, Márcia Okida. A cada domingo são sorteados dois temas entre as 110 sugestões feitas pelos alunos. A partir daí, os estudantes e o público em geral poderão participar do projeto, enviando fotografias sobre os temas e postando as imagens na página http://pdmultimidia.tumblr.com/

“O que vale mais é a criatividade sobre o tema do que a qualidade técnica, justamente para que qualquer pessoa possa participar, seja com uma câmera simples de celular, ou uma mais profissional. A ideia é o olhar sobre o tema”, afirma Márcia Okida.

O Arte Cotidiano teve início com imagens dos alunos do 1º ano de Produção Multimídia, com a atividade valendo nota. Atualmente o projeto está aberto ao público. Com três semanas de atividades, já foram postadas 352 fotos. São recebidas cerca de 60 imagens por tema e 120 fotos por semana. O projeto utiliza a plataforma para redes sociais TUMBRL, criada principalmente para o uso de imagens.

Para conferir as imagens postadas e participar dos próximos temas clique aqui.