Formado por alunos da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), o grupo Fisioterapeutas do Sorriso dará continuidade, no mês de maio, ao seu trabalho de levar alegria e amor ao próximo à crianças, jovens, pessoas especiais e até enfermeiros.

No dia 7 de maio, às 15 horas, as crianças da Casa Vó Benedita terão uma tarde de recreação com os estudantes de Fisioterapia. Além de brincadeiras, o grupo realizará exercícios de respiração com bexigas. A Casa Vó Benedita abriga crianças em estado de abandono, orfandade, maus tratos e situações de risco. O endereço é Carlos Caldeira, 675, Jardim Santa Maria, em Santos.

A convite do Hospital Emílio Ribas, em Guarujá, os Fisioterapeutas do Sorriso participarão da Semana do Enfermeiro. No dia 9 de maio, às 15h, a equipe animará os enfermeiros, médicos e pacientes, com músicas, dança e exercícios de alongamento. No mesmo dia, às 14h, o diretor da Faculdade de Fisioterapia da Unisanta, Ivan Cheida Faria, ministrará palestra para os enfermeiros do Hospital.

A Associação das Mães e Amigos dos Deficientes e Familiares (AMADEF), que reúne pessoas com Paralisia Cerebral, Autismo e Síndrome Down receberá os Fisioterapeutas do Sorriso no dia 11 de maio, às 15 horas. A AMADEF está localizada em São Vicente.

O grupo finaliza as visitas do mês de maio com atividades de recreação para as crianças do Educandário Anália Franco, no dia 27 de maio, às 14h30. O Educandário fica à Av. Ana Costa, 277, em Santos.

NUREX – No último dia 27/4, os Fisioterapeutas do Sorriso realizaram atividades musicais e estímulos às crianças, adolescentes e adultos do Núcleo de Reabilitação do Excepcional São Vicente de Paulo – NUREX. A entidade atende portadores de necessidades educativas especiais, com diagnóstico em deficiências múltiplas e autismo. Os estudantes utilizaram bolhas de sabão, fantoches confeccionados com meias e outros recursos para a atividade. O NUREX fica à Rua Campo Mello, 319, em Santos.

Histórico – Criado em agosto de 2001, os Fisioterapeutas do Sorriso nasceram da iniciativa de ex-alunos da Faculdade de Fisioterapia da Unisanta. O grupo atua voluntariamente, fora do horário das aulas. Com muita descontração e brincadeiras, os estudantades aplicam alguns conhecimentos específicos da profissão, como orientação postural e exercícios de coordenação motora. Entre as áreas de trabalho estão a Pediatria, Oncologia e a Neurologia.

Em todas as apresentações, os universitários se caracterizam com roupas que lembram o vestuário dos palhaços: calças largas, rostos pintados, penteados especiais e o típico nariz de bola vermelha. A camiseta traz um slogan criado pelos alunos de Publicidade, “Um sorriso custa menos que um remédio”.

Os alunos buscam, através do amor ao próximo e de gestos simples, proporcionar suporte psicoemocional às pessoas de nossa comunidade e em especial crianças, idosos e pacientes dentro dos hospitais.

O objetivo é possibilitar a diminuição da dor e do sofrimento, resultando em uma redução de queixas sobre dores no corpo, uma melhora na qualidade do sono, aumento da imunidade natural, aumento da disposição para alimentação, diminuição do receio e insegurança quanto ao ambiente hospitalar ou institucional, uma disposição otimista frente às dificuldades do cotidiano, maior habilidade na resolução de questões da vida diária, entre outras.

O projeto crê que a mudança de comportamento vá acarretar uma diminuição no tempo de internação, melhor convivência dentro das instituições, e melhor abordagem nos relacionamentos interpessoais dentro da comunidade e da sociedade.

Entre as instituições que já receberam a visita dos Fisioterapeutas do Sorriso estão: a creche Estrela do Amor, no México 70, em São Vicente; o Hospital Santo Amaro; instituições santistas como a Casa do Sol; Associação Anjo da Guarda; Universo do Ser; Casa da Esperança; SESC; creches Estrela Guia e Santo Antônio; AEA Stella Maris; Catedral de Santos; Educandário Anália Franco; Educandário Santista; Casa de Repouso São Miguel Arcanjo; Centro Espírita Dr Luiz Monteiro de Barros; Sociedade São Vicente de Paulo; Nurex – Núcleo de Reabilitação do Excepcional São Vicente; Núcleo Tia Édna, entre outras.

Em agosto de 2011, os Fisioterapeutas do Sorriso completaram dez anos de atividades.

Informações sobre os Fisioterapeutas do Sorriso podem ser obtidas no endereço www.facebook.com/fisioterapeutasdosorriso, pelo e-mail fisioterapeutasdosorrisosantos@live.com ou pelo telefone 3202-7156.