Atleta da Unisanta, Ana venceu a prova de 5Km de Maratonas Aquáticas disputada nesta sexta (16)
Nadadora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Ana Marcela Cunha foi a campeã nos 5Km de maratonas aquáticas do Campeonato Sul-Americano Absoluto de Belém. A prova foi disputada na manhã desta sexta-feira (16). Ana completou o percurso em 44min02s56.
Ana agradeceu a torcida paraense que está motivando muito os atletas com sua empolgação e disse que vai brigar para ser campeã da Copa do Mundo mais uma vez. “Agradeço ao público que está prestigiando as maratonas que é um esporte novo e ninguém tem noção do esforço que a gente faz. Esse é mais um título importante pra mim, campeã sul-americana. Ano passado fui a primeira atleta do continente a ter uma medalha de ouro no Campeonato Mundial da FINA, outra coisa legal. Esse ano vamos lutar pra conseguir o título da Copa do Mundo de novo”, disse Ana, que vai disputar etapas do Circuito da Federação Internacional de Natação.
No masculino, o brasileiro Samuel de Bona ficou com a medalha de prata, com o tempo de 40min18s10. O Brasil foi o vencedor por equipes na prova de 5km, seguido por Argentina, em segundo, e Venezuela, em terceiro.
No feminino, o pódio foi completado pela argentina Florencia Mazzei, prata (47min13s73), e pela equatoriana Nataly Caldas, bronze (47min14s06). No masculino, o vencedor foi o equatoriano Ivan Enderica, com o tempo de 39min33s65. O bronze ficou com Erwin Maldonado, da Venezuela, em 40min20s73.
Victor Colonese, também nadador da Unisanta, ficou com a 5ª colocação, com o tempo de 40min26s76. A outra representante brasileira na prova, Betina Lorscheitter, terminou o percurso em 7º lugar (47min22s20).
Neste domingo (18), Ana Marcela Cunha e Victor Colonese disputam a prova de 10 Km de Maratonas Aquáticas, a partir das 9h, na Baía do Guajará. Eles estão acompanhados do técnico Márcio Latuf. Completam a equipe brasileira nos 10Km, os nadadores Betina Lorscheitter e Allan do Carmo.
Sobre os nadadores – Ana Marcela é campeã do circuito mundial de águas abertas em 2010 – os 10 km Marathon Swimming World Cup Fina – e a primeira brasileira a obter medalha de ouro nos 25 km, na China, em 2011. Já Victor Hugo Colonese conquistou medalha de bronze nos II Jogos Sul-Americanos de Praia.
O Campeonato Sul-Americano Absoluto é realizado com recursos dos Correios – Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros – e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva – Governo Federal – Ministério do Esporte, Speedo, Sadia e Governo do Estado do Pará.