Membro do Proler Baixada Santista / Unisanta, a ex-aluna de Pedagogia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Viviane Veiga Távora foi uma das vencedoras do II Concurso Cepe de Literatura Infantil e Juvenil, da Companhia Editora de Pernambuco – Cepe, concorrendo com 333 obras. A obra de Viviane O decifrador de poemas foi escolhida entre as três melhores, na categoria Juvenil.

Para a pedagoga e escritora, ter um livro escolhido em um concurso nacional, como o da Cepe, “é uma alegria imensa para qualquer escritor”. Vencedora em dois concursos de poesia, esta é sua estreia em prosa e a primeira experiência voltada para o leitor juvenil. “Eu espero que o leitor se aproprie do texto e da poesia escondida nas páginas do Decifrador de poemas”. Viviane tem publicada a obra Mareliques da praia-louca, com ilustrações de Walther Moreira Santos (Editora Bicho Que Lê, PE), que venceu o concurso PROAC de Publicação de Livros no Estado de São Paulo, da Secretaria de Estado da Cultura.

O MEC vai publicar sua obra Pé de alguma coisa pede outra, que venceu o II Concurso Literatura Para Todos, realizado pelo Ministério da Educação. Em 2012 deverá ser publicado também o Cordel de Teresinha, vencedor do Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel – Edição Patativa do Assaré, do Ministério da Cultura.

Júri – A comissão julgadora foi composta pelo jornalista e escritor Cícero Belmar; escritor Conrado Falbo; especialista em crítica literária Luiz Reis; a mestra e doutoranda em Linguística, cujo objeto de estudo são os contos de fadas, Simone de Campos Reis; e a assessora pedagógica de bibliotecas comunitárias e agente de formação de leitores, Carmem Lúcia Bizerra Bandeira, colunista do site Interpoética. Foram analisados critérios subjetivos como criatividade, originalidade, representação de gênero, prazer da leitura, entre outros.