A professora do curso de Biologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Mara Magenta, ministrou duas palestras no evento South American Compositae Meeting, realizado na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), de 5 a 7 de dezembro (http://www.fapesp.br/6686). O evento contou com a participação de especialistas das Américas Latina e do Norte, alcançando grande projeção no meio científico.

A primeira palestra tratou das relações filogenéticas (de parentesco) entre a tribo Heliantheae (da família botânica Compositae) e tribos relacionadas. Heliantheae apresenta várias espécies de interesse econômico, como por exemplo Helianthus annus (girassol). Confira o arquivo em pdf.

Na segunda palestra foram apresentados dados numéricos sobre os táxons pertencentes à família Compositae, no estado de São Paulo, resultado de um levantamento coordenado pela professora Mara, que contou com a participação de 14 especialistas.

Trata-se de uma revisão de uma listagem apresentada no “Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil” (Forzza et al. 2010), publicado em cumprimento à primeira meta estabelecida na Estratégia Global para Conservação de Plantas (GSPC), assumida pelo Brasil durante a Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB).