A Universidade Santa Cecília recebeu, domingo passado (27/3), contabilistas da Região para o primeiro Exame de Suficiência da classe contábil garantido por Lei, após anos em que a prova esteve suspensa, por medida judicial. Fizeram o Exame na Unisanta 120 pessoas, com abstenção de apenas 3%.

A Unisanta foi o único local designado na Baixada Santista para receber os inscritos. O retorno do Exame de Suficiência Profissional foi estabelecido pela Lei de Regência da Contabilidade (Lei nº 12.249 de 11 de junho de 2010), atendendo à reivindicação do Conselho Nacional e do Conselho de Contabilidade do Estado de São Paulo, além dos Conselhos Regionais. Desde 1º de agosto de 2010, os registros profissionais dos contabilistas somente são concedidos mediante aprovação nesse Exame.

Ser aprovado no Exame de Suficiência é uma prova de competência profissional, o que valoriza os bons cursos de graduação na área, segundo o Prof. Ms. Júlio Simões Junior, diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Unisanta.

As provas foram realizadas no terceiro andar do Bloco E da Unisanta, com a presença de todos os delegados regionais da classe contábil na região, além de representantes oficiais do Conselho de Contabilidade do Estado de São Paulo. Em todo o Estado, foram inscritos no Exame 4.597, sendo 3.740 com nível superior e 857 formados em nível técnico.

Ótima avaliação – Nas avaliações exigidas pelo MEC, o Curso de Ciências Contábeis da Universidade Santa Cecília foi o que registrou o melhor desempenho na Região, em sua área, conquistando notas máximas. O Conceito Enade (Exame Nacional de Cursos) atingiu 4, o IDD – Indicador de Diferença de Desempenho teve nota 5 (mostra o quanto a Faculdade acrescenta aos estudantes) e no Conceito CPC alcançou 4 (Indicador com mais variáveis – leva em conta a formação dos alunos, o IDD e dados sobre o corpo docente, a infraestrutura e as práticas pedagógicas da instituição de ensino).