Formado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), Claudio Rodrigo Torres é professor universitário e integra o Grupo de Lógica Paraconsistente Aplicada (GLPA), sediado na Unisanta. O GLPA é um dos principais grupos de pesquisa na área, de posição nacional e internacional.

Torres foi um dos principais colaboradores na construção do Robô Emmy. Ele fez mestrado na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), com a segunda versão do Robô Emmy aplicando a Lógica Paraconsistente em um Controlador Microprocessado.

Concluiu seu doutoramento em 2010, também na UNIFEI, onde construiu um Sistema de controle com Redes de Análises Paraconsistente. Além disso, Torres trabalhou no Laboratório de Inteligência Artificial da Faculdade SENAC de São Paulo.