A Universidade Santa Cecília (Unisanta) abrirá inscrições para o curso de extensão universitária em Fundamentos da Construção de Poços de Petróleo em Ambiente Offshore: Equipamentos e Processos, com aulas a partir de 14 a 16 de março, das 18h30 às 22h30.

Coordenado pelo Prof. Ms. Waldemar de Oliveira Jr., o curso tem como objetivo fornecer conhecimentos tecnológicos que ampliem as chances de trabalho nas atividades de exploração e produção de petróleo em ambiente “offshore”.

– O Programa abrangerá os seguintes temas:

• Geologia aplicada aos hidrocarbonetos – equipamentos e software;
• Estudo da Perfuração e dos equipamentos envolvidos nessa operação;
• Equipamentos e Sistemas Mecânicos, Elétricos, Eletrônicos, Químicos e de outras tecnologias constituintes de uma Sonda de perfuração para petróleo e gás;
• Colunas de Perfuração e Ferramentas de Manuseio;
• Brocas de Perfuração – dimensionamento, classificação;
• Fluído de Perfuração – aspectos físico/químicos e aplicações;
• Operações de Perfuração;
• Colunas de Revestimentos – dimensionamentos, especificações;
• Cimentação – o processo e os equipamentos envolvidos;
• CapíPerfuração em Águas Rasas e Profundas;
• Segurança, Meio Ambiente e Saúde e Segurança Operacional de Transporte Aéreo Offshore;
• Sistema e Metodologia de Medição de Granéis (Petróleo e derivados) em Tanques e Dutos.

Informações e inscrição na Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unisanta, Rua Cesário Mota, 24, pelo telefone 3202-7114 ou pelo e-mail posgraduacao@unisanta.br.