Contemplando o centenário de Pagu, o palco do Teatro Municipal Braz Cubas, que faz parte do Centro Cultural Patrícia Galvão, será reinaugurado neste sábado, dia 18, às 20h.

Como não poderia deixar de ser, as atrações desta reinauguração serão voltadas para essa militante cultural, que tanto lutou pela construção de um Teatro Municipal em Santos. O cenário do evento serão as Exposições Viva Pagu e Pagu – O Sagrado Oculto. No palco, a atriz, Renata Zhaneta apresenta o espetáculo Dos Escombros de Pagu. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Santos, Secretaria de Cultura de Santos e Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Exposição Viva Pagu – Sucesso de público na Casa das Rosas, em São Paulo, e na Unisanta, em Santos, a mostra desta vez será montada no foyer do Teatro Municipal. A curadoria é de Lúcia Maria Teixeira Furlani, autora de vários livros e obras sobre Pagu. Essa é mais uma oportunidade para que o público da Baixada Santista conheça um pouco mais sobre a Musa do Modernismo Brasileiro, jornalista, militante política e disseminadora do teatro amador em Santos e no País, antes que a expo inicie itinerância em outras cidades do País.

Dividida em três atos, a exposição apresenta Pagu destrinchando silêncios e, no mínimo, intrigando seu interlocutor. Em destaque, a realidade brasileira dos anos 1920 aos anos 60, com suas tensões políticas e manifestações culturais.

A exposição traz manuscritos inéditos de suas obras, suas cartas, fotografias legendadas por ela e cadernos, reunidos por Lúcia durante mais de 22 anos de pesquisa , desde que publicou seu primeiro livro sobre Pagu , em 1988, “Pagu- Livre na Imaginação , no Espaço e no Tempo”, ao qual se seguiram “Croquis de Pagu” ( 2004) e “Viva Pagu – Fotobiografia de Patrícia Galvão” , que Lúcia escreveu e lançou neste ano, em parceria com o jornalista Geraldo Galvão Ferraz, filho mais novo de Pagu.

A partir de 1988, Lúcia passa a defender que fosse dado o nome de Patrícia Galvão ao Centro de Cultura de Santos, onde funcionava o Teatro Municipal Brás Cubas, já que uma das lutas de Patrícia foi pela construção de um teatro para a cidade. Em 1990, Decreto Municipal determinou que o Centro de Cultura de Santos passasse a ser denominado Centro de Cultura Patrícia Galvão.

Exposição Pagu – O Sagrado Oculto – 26 artistas plásticos santistas e alunos da Unisanta dos cursos de Artes, Arquitetura e urbanismo, Multimeios e Design de Interiores apresentam trabalhos inspirados em textos escritos por Patrícia Galvão. Fotógrafos, desenhistas, escultures e pintores partiram de textos para a produção das suas obras onde destacam idéias, valores e traços da personalidade da homenageada. A curadoria é de Gilson de Melo Barros.

Artistas convidados
Beatriz Rota Rossi / Sonia Paul / Ana Akaui / Chico Melo / Elver Savietto / Sandra Santos / Biga Appes / Luis Otávio Pinheiro / Hildefonso Torres / Gilda Figueiredo / Mali Menezes / Valério da Luz / Eymard Ribeiro / Emílio Camanho / Denis Maricato / Lina Marques / Marcelo Mathias / Márcia Santtos / Érika Karnauchovas / Elaine Porta / Eber de Góis / Sibelly de Farias, Fábio Moura, Izilda Nunes, Lukas Campos, Mauriomar Cid e alunos dos cursos de Artes, Arquitetura e Urbanismo, Multimeios e Design de Interiores da UNISANTA.

Espetáculo Dos Escombros de Pagu – Com texto de Tereza Freire e interpretação de Renata Zhaneta, a montagem conta a história de Pagu e reflete sobre tudo o que ela viveu, desde a infância até o final de sua vida. Passa por sua relação com Tarsila do Amaral e os modernistas, fala de seus filhos, amores, amigos, da família, das viagens, das descobertas, da menina irreverente que foi e da mulher guerreira em que se transformou. A direção é assinada por Roberto Lage.

O evento é reservado para convidados, mas 300 convites serão disponibilizados ao público. A distribuição (dois bilhetes por pessoa) ocorre a partir desta quinta-feira, 16, das 14h às 19 horas, na bilheteria do Teatro (Avenida Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias). Informações: 3226-8000.

Reforma – A entrega do palco faz parte da segunda fase da reforma do Centro de Cultura Patrícia Galvão, oriundo de emendas parlamentares. A primeira fase das obras foi entregue em junho de 2009, com a colocação de novas poltronas, carpetes, iluminação de solo e reforma dos banheiros. A capacidade do teatro aumentou de 544 para 588 lugares. Já nesta segunda etapa, além do palco, foi trocado o gradil que envolve todo o Centro de Cultura; restaurado o sistema de refrigeração e executada a impermeabilização do teto do Teatro e do Miss (Museu da Imagem e do Som de Santos). A madeira frejó, utilizada em todo palco, tem alta durabilidade, resistência e é ideal para espetáculos, por ser clara e facilitar o trabalho de iluminação.