Líder do ranking mundial de Maratonas Aquáticas de 10 km, Ana Marcela Cunha, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, já está na República Popular da China, para a etapa de Shantou do FINA 10km Marathon Swimming World Cup. Marcada para sábado (25), a prova será disputada no Rio Xinjin, na região nordeste da cidade de Shantou. A temperatura da água é de cerca de 23,5 ° C e temperatura ambiente varia entre 23 e 30 ° C.

Nesta quarta-feira (22), Ana realiza treinamento em piscina, acompanhada pelo técnico Alexandre Paes. Na quinta-feira (23), faz o reconhecimento do percurso e na sexta-feira (24), participa do Congresso Técnico.

Shantou está localizada a leste da província de Guangdong, que é uma cidade portuária moderna, localizada ao longo do Mar da China Meridional. É uma das cinco Zonas Econômicas Especiais da China, com uma população de 5.000.000 e uma área total de 2.064 quilômetros quadrados. Tem sido aclamada como a mais limpa das cidades da China.

A prova tem uma dotação de US$ 20 mil, sendo que os campeões masculino e feminino levam US$ 2,5 mil cada. Depois de Shantou, Ana Marcela competirá nas etapas de Hong Kong, também na China, no dia 3 de outubro, seguindo para Cancun, no México, onde competirá dia 9 de outubro. Finalmente, no dia 23, encerra a temporada, em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos.