O Colégio Santa Cecília possui autorização do Ministério da Educação (MEC) para que os alunos do 3º ano do Ensino Médio possam entrar na Universidade Santa Cecília (Unisanta) a partir da média dos exames simulados, substituindo o Vestibular. O Santa Cecília é o único do estado de São Paulo com esta permissão, obtida através da seriedade e qualidade de seus exames.

No Brasil, apenas três escolas possuem essa autorização. Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio realizam os exames simulados. As provas, com duração máxima de quatro horas, são constituídas de 40 questões e uma redação.

“Tudo é feito nos padrões do Vestibular. No dia do exame, os alunos são dispensados das aulas e vêm para a escola exclusivamente para fazer a prova. Eles dão muita importância aos simulados por estarem preocupados com a entrada na universidade”, explica o coordenador do Ensino Fundamental e Médio e professor de Biologia, Ronaldo Fernandes Vale Junior.

Os alunos do 9º ano fazem quatro simulados, um por bimestre, como adaptação aos exames futuros, com questões referentes às disciplinas que estão estudando no ano corrente.

No Ensino Médio são realizados 12 simulados ao ano, sendo quatro para cada grau. Para os estudantes do 3º ano, o conteúdo integra as disciplinas dos três últimos anos. Ao final das provas, é calculada uma média levando-se em consideração os pesos do exame Vestibular da Unisanta. Caso a média seja igual ou maior à estipulada pelo Colégio, o estudante poderá substituir o Vestibular da Unisanta e fazer sua matrícula sem a necessidade de inscrição.

Uma semana antes dos simulados, os professores fazem uma revisão do conteúdo das aulas com os estudantes. Em 2009, 103 alunos do Colégio Santa Cecília utilizaram a média dos simulados para substituir o Vestibular da Unisanta.