A Universidade Santa Cecília (Unisanta) firmou parceria como grupo editorialPearson Education, que disponibilizará acesso virtual aalunos da Universidade. Os cursos que a princípio serão atendidos são: Administração, Matemática, Ciências Contábeis e Processos Gerenciais. O acesso desses alunos será realizado através de uma senha.
Atualmente são 1030 livros das editoras Prentice Hall, Makron Books, Financial Times, Addison Wesley, Artmed e Bookman. Como afirma a bibliotecária Cibele Fernandes:
“Este é um sistema online, uma Biblioteca Virtual, que também podemos chamar de biblioteca sem paredes. (…) Os alunos poderão acessar os livros na íntegra através da Internet 24h por dia.”.
Além do acesso ao acervo em português, 24h por dia, a biblioteca Virtual trará outros benefícios para os estudantes, como o aumento da quantidade e variedade de livros disponíveis e a redução do investimento financeiro do aluno quanto à bibliografia de seu curso.
“Essa Biblioteca Virtual da Pearson é uma das muitas iniciativas desta evolução tecnológica e as bibliotecas universitárias devem acompanhar esse processo.”, confirma Cibele. O sistema deverá entrar em funcionamento em agosto.
SiBi Unisanta – O Sistema Integrado de Bibliotecas/Unisanta possui acervo de aproximadamente 110 mil livros, 2.300 periódicos, entre nacionais e internacionais, DVDs, CDs, teses, dissertações, anais, normas técnicas, apostilas, catálogos, folhetos, mapas e obras raras. Todas as coleções do SIBi estão à disposição da comunidade para consulta local.
Outros projetos do SiBi – Incentivo à leitura, desenvolvimento e integração são as principais projetos que integram o SiBi. Alguns deles são: a Biblioteca Itinerante e o Não por acaso, em parceria com o Proler/BS. O Sistema de Bibliotecas também atua na promoção de atividades culturais como saraus, feira de livros e debates literários, propondo assim um espaço de integração e reflexão entre os estudantes e a comunidade.