A primeira homenagem deste ano a Pagu, feita por alunos da Universidade Santa Cecília (Unisanta)- a Mostra Memórias da Pele – será realizada de 14 a 18/6, no pátio do Bloco M5, Rua Oswaldo Cruz, 277, Santos, com entrada franca.

Os universitários apresentarão 50 trabalhos com o uso da técnica de ensamblagem – informações plásticas contidas em caixas vitrines. Participam acadêmicos dos cursos de Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e Produção Multimídia, todos da Unisanta, sob a orientação do professor Gilson de Melo Barros.

O processo de criação foi feito a partir da averiguação de obras e procedimentos desenvolvidos por artistas pertencentes às vanguardas do Século XX, fazendo uma conexão com expressões do Movimento Modernista brasileiro e, inserindo nesse contexto. a participação da escritora e ativista política Patrícia Galvão.

A abertura da mostra Memórias da Pele será às 20 horas de segunda-feira próxima. Nesse dia, haverá a participação especial da professora Márcia Okida, interpretando canções alusivas a Patrícia Galvão. Uma delas é inédita, feita por seu grupo, Multiversos. Márcia, coordenadora do Curso de Mul estará acompanhada do também do professor Neco na percussão, além de Marcio Post no cajón, Fábio Machado no violão e Marcio Dias no teclado.

Fechando a noite, o grupo TEP – Teatro Experimental de Pesquisas, da Unisanta, apresentará um fragmento de 12 minutos do seu mais recente trabalho, no qual disseca particularidades da vida de Patrícia Galvão – OLHOS DE FAZER MORDER.

“Vale lembrar que Patrícia Galvão, Pagu, como ficou mais conhecida, além de musa modernista, notável jornalista e dínamo do movimento teatral santista em seu momento germinal, foi também seu mundo sem simulação”, afirma Melo Barros. “Íntegra, decidida, ativa militante, personalíssima em seu comportamento, mas também a dor da ausência, o peso das torturas, a cor das desilusões, a bala na agulha e o mar revolto. Por trás da rima da canção, silêncios e contramão”. Sentimos como esses inspiraram os trabalhos dos acadêmicos, conforme explica o professor.