“Vamos nos conhecer: Meu nome é Edson Moura, estou cego desde 2006, quando um acidente tirou minha visão.” É assim que inicia o texto do panfleto que Edson Moura distribui para os interessados em conhecer o projeto.

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), Edson, além de ser professor nas áreas tecnológicas, sempre participou de ações comunitárias para ajudar o próximo. E foi assim que nasceu o Projeto Olhos Solidários e Ombro Amigo que, há seis anos, ajuda deficientes visuais e físicos. Edson recebe doações e, com a arrecadação do dinheiro, fabrica bengalas com o plastimodelista Marcelo Torres Homem. As bengalas são doadas a instituições de caridade. “A finalidade do projeto é suprir a demanda de equipamentos que auxiliam os deficientes, como bengalas.” – completa Edson.

Bengalas essas que, além de serem doadas, também podem ser feitas sob encomenda e o cliente pode escolher até o modelo, já que Marcelo e Edson desenvolveram dez modelos de bengalas com diferentes tipos de materias como: alumínio, fibra de carbono (retirado de varas de pesca telescópica), câmbio de carros antigos no apoio das mãos e bolinhas de pebolim opcionais na ponteira para realizar o rastreamento através do rolamento ou ponteamento. Ele desenvolve também os sacos de TNT impermeáveis para guardar as bengalas, adaptadas de acordo com a necessidade das pessoas.

Para fazer a doação, o interessado deve depositar o valor a sua escolha na conta destinada para doação participativa: Caixa Econômica Federal – Conta Participativa – Agência 0366 – Operação 013 – Conta 10765-7. Quem estiver interessado em fazer uma bengala sob encomenda deve depositar o dinheiro na conta destinada para a doção direta e preencher o formulário de solicitação de manufatura. Doação Direta – Agência 0366 – Operação 013 – Conta 8805-9.

Para maiores informações: abenleve@uol.com.br. Ou pelos telefones: (13) 9714-5163 (13) 8111-3707 ou (13) 3012-9607.