Em sua primeira participação desde o título e recorde mundial dos 100m livre, a maior estrela da natação brasileira e um dos maiores nomes do mundo, César Cielo Filho, brilhou no Torneio Regional de Juvenil a Sênior, que movimentou a piscina longa (50 metros) do Conjunto Aquático Wilson Silva Castro, o Bagdá, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, na manhã deste sábado (31).
Cesão, ainda em ritmo de treinamento, nadou para 49s334, uma marca excelente para quem só espera estar no melhor da forma no Brasileiro de dezembro, na Capital. “Estou voltando; senti um pouco, mas deu para fazer um tempo razoável. Acredito que no final do ano, possa ajudar o EC Pinheiros em uma melhor condição”, destacou o nadador que estará de volta a Santos dia 13 próximo para o Paulista Júnior e Sênior de Verão.
“Será minha última competição antes do Brasileiro, mas não acredito que possa nadar melhor do que fiz neste Regional. Como frisei, o trabalho de preparação é mesmo focado para o nacional. De qualquer forma, a expectativa é de uma grande disputa”, acredita.
O Torneio Regional de Juvenil a Sênior, a UNISANTA, fez parte da preparação de atletas e entidades para os Campeonatos Estaduais de categorias a serem iniciados em novembro próximo e ainda da busca por índices.
PAULISTA JUNIOR E SENIOR – Em busca do inédito heptcampeonato do Troféu Alberto Martin Perez, a natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, volta a abrigar, três anos depois, o Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Verão, a mais importante competição do calendário da Federação Aquática Paulista neste segundo semestre..
O Paulista JR e SR de Verão será realizado de 13 a 15 de novembro próximo, na piscina longa (50 metros), do Conjunto Aquático Wilson Silva Castro, da instituição de ensino santista. No total, serão realizadas 126 provas, distribuídas em cinco etapas, sendo duas no dia 13 (sexta-feira), duas no dia 14 (sábado) e uma no dia 15 (domingo).
Desde a criação do Troféu Alberto Martim Perez, a UNISANTA desponta como a maior ganhadora de títulos, sendo seis contra quatro do Esporte Clube Pinheiros, que não vence a competição desde 2004.
De 2005 para cá só tem dado UNISANTA, que, além do heptcampeonato, briga pelo quinto título consecutivo. Além, de ter vencido em 05/06/07 e 08, a equipe santista também venceu m 2000 e 03. Nas seis conquistas, três foram na piscina do maior rival, o EC Pinheiros.
De 2006 para cá, a UNISANTA ainda é a maior ganhadora de títulos estaduais de categorias, totalizando 17, sendo o último deles, o tetracampeonato paulista júnior e sênior de inverno. Em 2006, a UNISANTA venceu sete dos oito títulos em disputa.