A equipe de filmagem do Red Bull Flugtag, competição que consiste em decolar um protótipo de uma plataforma de seis metros de altura e pousar na água, esteve na Universidade Santa Cecília (Unisanta) para filmar o projeto Albatroz, desenvolvido por alunos da Universidade.

A máquina voadora projetada pelos acadêmicos das Engenharias Mecânica e da Computação, com apoio das Faculdades de Fisioterapia, Educação Física e Gestão Comercial (Moda), ficou entre os 40 selecionados entre mais de 1600 projetos enviados para a organização do evento. A coordenação está a cargo do Professor e Mestre, Engenheiro Mecânico Carlos Alberto Amaral Moino. A supervisão é da Professora Especialista, Engenheira Daniela Teresa Rossignoli Uebele.

Com os custos pagos pela Universidade e com o apoio de ex-alunos, a equipe Albatroz competirá pela segunda vez. “Com a estrutura feita em fibra de carbono, esperamos atingir melhor desempenho e conseguirmos com o Albatroz uma boa colocação”, conta um dos responsáveis pelo projeto, Floriano Peixoto. A fibra de carbono está sendo usada por ser mais resistente e mais leve, facilitando o voo.

O Red Bull Flugtag está na sua segunda edição no Brasil. A primeira aconteceu em 2006, na cidade de São Paulo.“Em 2006, conseguimos ficar no grupo entre universidades estaduais e federais”, diz Peixoto. Neste ano, o Albratroz busca ainda resultado melhor com seu protótipo de 10 metros de envergadura e com a fibra de carbono.

O Albatroz tem em sua equipe de voo cinco pessoas. Peixoto, além de trabalhar no projeto da máquina voadora, também será o piloto. A nova decolagem acontecerá em agosto.