Ana Marcela Cunha, nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos/SP, ampliou para cinco pontos a vantagem em relação à segunda colocada (Maria “Pepenha” da Penha/ES), na classificação do Circuito Brasileiro de Águas Abertas. Com o segundo lugar na Travessia Nacional de Porto Bello, em Santa Catarina, Ana Marcela chega a 39 pontos, contra 34 da atleta capixaba.
A segunda colocação na prova catarinense também garantiu a presença da atleta de Santos na prova de 5 km do Mundial de Esportes Aquáticos, a ser realizado nos meses de julho e agosto, em Roma na Itália.
Em janeiro último, Ana Marcela, atual líder do Circuito Mundial, havia obtido vaga para a prova de 10 km, com a vitória na III( Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, que reuniu a elite da natação mundial em águas abertas.
Ainda em Santa Catarina, Ana Marcela venceu a Travessia de 1,5 km de Porto Bello, em sua terceira vitória consecutiva na temporada, já que anteriormente, além do triunfo em Santos, também vencera a prova de abertura do Circuito Brasileiro, em Vitória, competindo na distância de 10 km.
Na Travessia Nacional de Porto Bello, Poliana Okimoto, do EC Pinheiros, e Allan do Carmo, em observação, foram os vencedores.A competição também foi seletiva para a prova de 5 km do Mundial de Roma. As duas vagas no feminino foram conquistadas por Poliana e Ana Marcela. No masculino, a vitória deu a vaga a Allan, bem como ao vice-campeão, Luiz Lima, do Marina Barra Clube/RJ.
O terceiro lugar em Santa Catarina ficou com Isabelle Longo, da UNISANTA, e Marcelo Romanelli, do Grêmio Náutico União/RS. Poliana, Ana Marcela, Allan e Romanelli obtiveram lugar em Roma na prova de 10 km
A prova catarinense foi muito disputada tanto no feminino quanto no masculino. Poliana chegou à frente de Marcela por apenas um segundo. A atleta do Pinheiros completou em 1h01m02s e Ana em 1h01m03s. Isabelle cruzou a chegada após 1h01m45s também em disputada acirrada com Pepenha (Maria da Penha Cruz), que fez 1h01m48s.
Entre os homens o ouro foi igualmente buscado braçada por braçada. Allan terminou a prova em 1h00m16s contra as 1h00m17s de Luiz Lima. O terceiro colocado, Romanelli, fez em 1h00m26 e o quarto lugar ficou com Luiz Rogério Arapiraca, da UNISANTA, com 1h00m31s.
A Supervisora de maratonas aquáticas da CBDA, Christiane Fanzeres, disse que a equipe do Mundial já tem no planejamento treinamento especial e competições preparatórias que serão divulgadas com detalhes em breve.