Cerca de 25alunos de Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (Unisanta) realizarão um mutirão de salvamento de mudas de mangue, em área a ser utilizada pelo Terminal da EMBRAPORT (área Continental de Santos), depois elas serão repostas no viveiro do Projeto Remangue (Petrobras/ Unisanta) em São Vicente. Orientados pelo professor doutor Fábio Giordano, os estudantes farão a tarefa nos dias 16, 17,18 e 19 de março, com saídas previstas para às 7h e retorno para às 17h30.
Segundo o organizador do evento, professor doutor de Biologia e diretor da Faculdade de Pedagogia da Unisanta, Fábio Giordano “este trabalho faz parte do plano de cuidados ao meio ambiente autorizados pelo IBAMA para a área da EMBRAPORT.” A idéia é formar grupos distintos, dois dias (16 e 18) para o salvamento na EMBRAPORT, e outros dois (17 e 19), para o plantio das mudas no SEST-SENAT, em São Vicente.
Giordano ressalta ainda a importância do projeto: “Acredito que uma ação como esta seja realmente inédita aqui na Baixada Santista e está sendo organizada em parceria com a bióloga Ms Alexandra Boldrin, ex aluna de Biologia Marinha da Unisanta e responsável pela área de botânica do empreendimento”.
Remangue – Conscientizar ecologicamente mais de 5 mil pessoas, plantar mais de 1.800 mudas de árvores e recuperar 1 Km² de área de mangue degradada só poderia render grandes premiações para o Projeto Remangue da Unisanta em parceria com a Petrobras e com o apoio do SEST-SENAT e da Seduc-São Vicente. Toda equipe e a comunidade envolvida celebrou os excelentes resultados do projeto que recebeu o título de 1º lugar no Prêmio Fiema – Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente (considerado um dos maiores prêmios internacionais de Meio Ambiente) e no Comunidade em Ação 2008, do jornal A Tribuna/CPFL.