Universidade Santa Cecília (Unisanta) oferece a todos os professores e profissionais de fisioterapia da região o workshop "Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde", nos sábados 11 e 25/10, que será ministrado pelo mestre em Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e aluno da 1ª turma de Fisioterapia da Unisanta, Eduardo Santana de Araújo.
O workshop é uma extensão da dissertação de mestrado homônima defendida e intitulada pelo ex-aluno na USP. Voltado a estudos fisioterápicos, o trabalho também serve de apoio a pesquisas da Organização Mundial de Saúde (OMC), que irá classificar e padronizar, até o início de 2009, o preenchimento de protocolos e fichas técnicas dos pacientes.
Segundo o professor e diretor da Faculdade de Fisioterapia da Unisanta, Ivan Barreira Cheida, com essa nova classificação da OMC, as instituições de todo o país estão treinando seus profissionais para usá-la na avaliação de alterações cinético-funcionais e de deformidades, padronizando os relatórios em todo o mundo.
“Aqui na região somos a primeira universidade a capacitar nossos professores. Devido à importância dessa padronização decidimos atender aos pedidos que recebemos dos profissionais da região e abrir o workshop aos interessados. Sabemos que assim iremos proporcionar um melhor atendimento a todos os pacientes da Baixada Santista”, explica o diretor.
Araújo atuou no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, por seis anos, após aprovação em teste. A passagem por vários setores do instituto tornou-o referência na área da Internação Ortopédica. “Passei a ser o responsável pelo setor e pelo treinamento dos novos fisioterapeutas”, explicou, lembrando também que, no ano seguinte, foi promovido a Fisioterapeuta Sênior do Albert Einstein.
Hoje, após nova aprovação em concurso, o ex-aluno da Unisanta atua na Autarquia Hospitalar Municipal de São Paulo.
Quando se refere à Unisanta, Araújo é só elogios. “O que mais chama atenção no mercado de trabalho é a grade curricular da Universidade, que é muito completa. Há algumas modalidades fisioterápicas modernas que os alunos da Unisanta aprendem ao longo do curso e que não são vistas em outros lugares. Um exemplo são as aulas de Acupuntura”, lembra.
Ele ainda completa: “Essa estrutura da Unisanta foi preponderante nas minhas aprovações, tanto no Albert Einstein como na Autarquia Hospitalar de São Paulo, além da base para meus conhecimentos no campo de trabalho”.
Em 2009, Eduardo Araújo volta aos trabalhos na USP. “Já estou inscrito e, no ano que vem, presto a prova para obtenção do doutorado”.