Em uma iniciativa inovadora, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) reuniu na última quinta-feira (18) diversas autoridades do Porto de Santos para, juntas, formarem o Fórum de Integração Portuária. O objetivo deste grupo, que reúne desde sindicatos até empresas públicas e privadas, é – através das experiências e expertises das diferentes organizações – trocar informações e elaborar um projeto visando a capacitação e requalificação dos profissionais do porto.
A reunião, que aconteceu na Chancelaria da UNISANTA, contou com a presença de representantes de entidades como o 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior, Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA), Companhia Docas do Estado de São Paulo Santos (Codesp), além dos Sindicatos dos Despachantes Aduaneiros de Santos e Região (SDAS), dos Trabalhadores Administrativos em Capatazia (SINDAPORT), o Órgão Gestor de Mão-de-obra (OGMO), a Secretaria de Assuntos Portuários de Santos, Capitania dos Portos, Polícia Civil dentre outras. A proposta foi ouvir as impressões de cada representante sobre as demandas de qualificação para o Porto de Santos.
O diretor da Faculdade de Administração de Empresas e Ciências Contábeis da Unisanta, professor Júlio Simões Júnior, a pesquisadora do Laboratório de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade, engenheira Alexandra Franciscatto Sampaio e o pesquisador do Laboratório de Ecoxicologia da Universidade, Doutor Camilo Seabra fizeram uma rápida apresentação de pesquisas já desenvolvidas pela universidade que contribuem para melhor planejamento e desenvolvimento de projetos para o Porto. “Nós já temos convênio com muitas das entidades aqui presentes, mas queremos ampliar a oferta de qualificação, pesquisa e serviços”, destaca a reitora da UNISANTA, Silvia Teixeira Penteado.
A presidente da UNISANTA, Lúcia Maria Teixeira Furlani, destacou a importância da construção de um grupo diverso na construção de propostas. “É indispensável a percepção das necessidades de mercado”, avalia.
A iniciativa foi bem recebida e elogiada por aqueles que participaram. O presidente da SETTAPORT, Francisco Nogueira, destacou a falta de formação técnica na área. “A cidade está carente de cursos tecnológicos específicos para o setor e de curta duração”.
O presidente do SINDAPORT, Everandy Cirino dos Santos, lembrou a importância da iniciativa, que busca conciliar a criação de novos cursos de acordo com as demandas de mercado. “Normalmente damos prioridade ao treinamento operacional, mas também temos outras necessidades”. Ele ainda se comprometeu a, junto com outros sindicatos, levantar propostas para apresentar ao grupo.
O engenheiro Aluísio de Souza Moreira, que estava representando o presidente da CODESP, destacou para a importância na produção de conhecimento sobre planejamento e expansão terrestre do Porto. “Falta literatura sobre o assunto. Obras na área terrestre hoje são muito complexas, não é mais só uma obra civil”, diz.
A saúde do trabalhador também foi um dos assuntos levantados pelo grupo de trabalho. “Os navios não trazem apenas carga, mas doenças também”, lembrou Rogério Santos que, na oportunidade, representava o Deputado Estadual Alexandre Barbosa.
Para o gerente de operações do OGMO, Ubiratan Vargas Xavier, a cidade voltou a considerar a importância do Porto para a cidade. “Hoje Santos está, de fato, se voltando para o porto. Essa iniciativa é uma prova disso”, disse.
Próximos passos – Ao final da reunião, as entidades firmaram o compromisso de encaminhar para a universidade as demandas de formação e qualificação profissional dentro de cada setor. A universidade irá recolher as propostas e formatar um projeto, que será apresentado no I Encontro de Integração Portuária, que acontecerá no dia 17 de outubro, às 9 horas, no auditório do bloco E, na Universidade Santa Cecília (Rua Cesário Mota, 8 – 4º andar).
Histórico – Além dos novos cursos de graduação em Logística Integrada Portuária, Engenharia de Produção e de pós-graduação em Planejamento Urbano na Área Portuária, que serão lançados em 2009, a UNISANTA foi a primeira universidade com disciplinas de diversos cursos voltadas para o setor. A Faculdade de Engenharia Civil, iniciada em 1971, foi a primeira a ter uma disciplina Portos e Construções Portuárias, hoje, modernizada para Portos e Logística de Transportes. Outros cursos de Engenharia da Unisanta também abordam o assunto. Na faculdade de Direito, as disciplinas Direito Marítimo e Portuário e Direito Ambiental, permitem aos alunos realizarem júris simulados, sobre casos reais, além de seminários científicos a bordo.
O curso de Ciências Biológicas – Biologia Marinha realiza diversas pesquisas científicas relacionadas ao porto. Já na faculdade de Administração de Empresas, entre as habilitações oferecidas, está a de Comércio Exterior, onde o aluno aprende Gestão Portuária. Os estagiários participam das pesquisas do Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos (Nese-UNISANTA).
Além destes cursos de graduação, a UNISANTA oferece diversos cursos de pós-graduação e extensão que tem como foco a questão portuária. Também estão em andamento convênios com instituições do Brasil e exterior, além do mestrado em Águas e Gestão Costeira da Comunidade Européia.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Revolução Comunicação e Marketing// Assessoria de Imprensa do Miramar Shopping
Tel.: (13) 3289-5455 // Fax: (13) 3289-9722 // www.revolucaomkt.com.br
CONTATOS:
Sueli Martinez: (13) 8132-9169 // sueli@revolucaomkt.com.br
Areta Alonso: (13) 8132-9166 // areta@revolucaomkt.com.br
Rua Azevedo Sodré, 156, conj. 41 – Gonzaga // Edifício Avenida Paulista Centro Empresarial