A Fundação Centro de Excelência Portuária de Santos (CENEP/Santos), que terá a finalidade de requalificar os trabalhadores portuários, por meio de cursos técnicos, universitários (graduação e pós-graduação) e treinamento operacional, além de gerar tecnologia e pesquisa científica, está mais próxima de se tornar realidade.
Representantes das Instituições de Ensino Superior da Baixada Santista foram eleitos na manhã desta quinta-feira, dia 11, para ocupar os órgãos responsáveis pela administração do CENEP. A composição das funções ocorreu durante reunião promovida pela Delegada Regional do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp – Baixada Santista), realizada nas dependências da Universidade Santa Cecília (Unisanta).
Lúcia Maria Teixeira Furlani, presidente da Unisanta, foi eleita para atuar na Diretora Executiva do CENEP, no cargo de Diretora Administrativa e Financeira, representando o Semesp, do qual é delegada regional. Sílvia Teixeira Penteado, reitora da Unisanta, será suplente nessa função. No Conselho Técnico estará Hélio Hallite (Unimes) e como suplentes Flávio Korn (Unimonte) e Valdir Lanza (Unibr).
Para o Conselho Curador foi eleita Maria Helena Lambert (UniSantos) e como suplentes Edison Monteiro (Unip) e Paulo Vila Verde (Fals – Praia Grande).
Cronograma – Após a autorização do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), do Porto de Santos, para a criação do CENEP, em 21 de agosto de 2007, questões legais impediram seu avanço. Com a aprovação pelo CAP de um novo Estatuto, o Centro de Treinamento entra em mais uma etapa de implantação e já tem data prevista para iniciar as aulas de seus cursos: fevereiro de 2009.
A informação foi dada pelo Secretário Municipal de Assuntos Portuários e Marítimos, Sérgio Aquino, que participou da reunião e apresentou às instituições de ensino o andamento do processo de instalação do CENEP. Entre as autoridades portuárias estavam Jorge Rocha Pitta, Chefe de Gabinete da Codesp, representando o presidente José Roberto Correia Serra, além do Superintendente do Centro de Excelência Portuária do Porto de Santos, Fausto Figueira.
Estavam representadas as instituições de ensino Unisanta, Unisantos, Unimes, Unimonte, Unibr, Unip, Lusíada, Fals, Fatec, Senai, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação e da Câmara Municipal.

Sobre a Delegacia Regional do Semesp
A Delegacia Regional de Santos e Região, do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo abrange todas as instituições de Santos, São Vicente, Guarujá, Bertioga, Praia Grande, Peruíbe, Mongaguá, Cubatão, Itanhaém, Iguape, Registro, São Sebastião e Caraguatatuba.
A instalação oficial da primeira Delegacia Regional do SEMESP, em 1979, foi considerada um marco na história da educação do país. Foi a primeira Delegacia a ser instalada no Estado, representando um órgão sindical, sendo, também, única em todo o Brasil.
A Delegacia Regional de Santos e Região mantém com as Instituições de Ensino Superior da Baixada Santista e junto aos demais órgãos sindicais e categorias um permanente diálogo, objetivando o atendimento das necessidades e demandas existentes no contexto regional. Tem sido, há 29 anos, o órgão de articulação entre as mantenedoras, comunidade acadêmica, sociedade civil, Poder Público, representando o segmento em sua interface com as necessidades regionais e sociais.