Na edição do Jubileu de prata da maior festa esportiva universitária do Estado de São Paulo, os Jogos da UNISANTA, a Faculdade de Educação Física e Esporte (FEFESP), da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), comemorou dez anos de existência, conquistando os títulos de campeã geral nas categorias feminina (tricampeã) e masculina. Nesta última, a Fefesp pôs fim a hegemonia da Engenharia UNISANTA, que perdurava havia duas temporadas.
Os XXV Jogos da UNISANTA são realizados pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com promoção do Sistema Santa Cecília de Comunicação. O patrocínio é da Sabesp, Plano de Saúde Santa Casa, e Banco Itaú. Apoio da Medical Line e Wall Bike.
Em cerca de duas semanas de competições, envolvendo mais de 3000 atletas de 57 faculdades de Santos e Região, mais de 100 mil pessoas compareceram aos locais de disputas, prestigiando 14 modalidades (oito masculinas e seis femininas), que geraram, em média seis horas diárias de saudável prática esportiva.
Ao término das disputas, integralmente cobertas pelo Sistema Santa Cecília de Rádio e TV Educativas, o presidente da Comissão Organizadora dos Jogos da UNISANTA, Marcelo Teixeira, enalteceu o caráter de integração dos Jogos, além de seu lado social, já que a competição serviu para que mais de uma tonelada de alimentos, roupas e brinquedos fossem arrecadas para que, no próximo dia 30, sejam doadas a 12 instituições de ensino da Baixada Santista.
“Mais uma vez, os universitários de Santos e Região deram uma demonstração de que a prática esportiva pode levar a um mundo melhor e mais justo, no qual a caridade nos permite uma aproximação maior com Deus Pai”, destacou, ressaltando a honra da instituição em manter vivo há 25 anos o esporte universitário na Baixada Santista.

FEFESP SUPERCAMPEÃ – Depois de conquistar por antecipação o título de tricampeã geral feminina, a Fefesp corou sua participação e a festa dos seus 10 anos de existência com a quebra da hegemonia da Engenharia UNISANTA, que buscava o tricampeonato e a posse em definitivo de mais um troféu de campeã geral.
Na noite de quarta-feira (21), a Fefesp venceu duas das três finais em que esteve envolvida na rodada de encerramento, totalizando 57 pontos, quatro a mais que a Engenharia UNISANTA. A Fisio UNISANTA terminou em terceiro lugar, com 33 pontos, seguida da Educação Física Unaerp, 18; Odonto UNISANTA, 13, e Fefis Unimes, 12.
No feminino, a Fefesp chegou ao tricampeonato com 43 pontos, oito a mais que a vice-campeã Fisio UNISANTA, com 35. Educação Física Unaerp, com 19; Fefis, 18, e Nutrição Unifesp, com 11, ficaram com os terceiro, quarto e quinto lugares, respectivamente.
Na rodada final, a Fefesp bateu a Engenharia UNISANTA nas decisões de basquete masculino (43 a 36) e handebol masculino (17 a 14) e perdeu para a Facce Unimes, por 2 a 1, em uma repetição da final de 2007, quando também a Facce venceu.
Na única decisão feminina da noite, a Fisio UNISANTA perdeu para a Fefis por 5 a 4, na decisão em tiros da marca do pênalti, após um empate em 1 a 1 no período normal.
Além dos troféus e medalhas aos campeões, a Comissão Organizadora dos Jogos entregou troféus de Solidariedade Universitária às atléticas das faculdades de Engenharia, Fisioterapia, Farmácia e Odontologia, todas da UNISANTA, pela efetiva colaboração com a arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos. Também foram homenageados professor Milton José Ribeiro, o Mono (criador da disputa), o radialista Armando Gomes, a TV Santa Cecília, a Faculdade de Artes e Comunicação (Faac), da UNISANTA, pelo trabalho de cobertura dos Jogos.