Depois de obter a prata nos 200 metros, o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Kaio Márcio de Almeida, encara a chance de brigar por mais uma medalha no 2º. Missouri Grand Prix, desta vez nos 100 metros nado borboleta. Com o sétimo tempo nas eliminatórias (53s43), o atleta brasileiro disputa a final da prova nesta segunda-feira (18), a partir das 13 horas, no horário de Brasília.
Ian Crocker, atual recordista norte-americano e mundial, com 50s40, tem o primeiro tempo, com 52s10, seguido pela fera Michael Phelps, com 52s66, enquanto o sérvio Milorad Cavic, com 52s78, tem o terceiro tempo. Não será, portanto, uma prova das mais fáceis para Kaio. Em primeiro lugar, ele busca melhorar seu tempo, dentro da preparação para os Jogos de Pequim, em agosto deste ano.
Ainda nas finais deste último dia de competições nos Estados Unidos, o Brasil tem nos 100m nado de peito, Henrique Barbosa – quarto tempo, com 1m02s25), e ainda Thiago Pereira nos 200 medley. Ele estava balizado com o primeiro tempo, obteve o quarto, mas com nem Phelps, nem Lochte competem, as chances Thiago levar o ouro são grandes. O problema se chama Eric Shanteau.
O 2º Grand Prix Missouri de Natação, disputado na piscina do Mizzou Aquatic Center, conta com mais de 600 atletas inscritos, de 15 países e mais de 120 clubes americanos. A participação no Missouri Grand Prix faz parte do programa de preparação para os Jogos Olímpicos de Pequim, coordenado e custeado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, com recursos dos Correios e da Lei Agnelo/Piva.
O Brasil tem na competição cinco dos seus nove atletas que já conquistaram índices para a China: Thiago Pereira, César Cielo, Kaio Márcio, Rodrigo Castro e Henrique Barbosa. Gustavo Calado e Henrique Rodrigues também são atletas brasileiros no evento que reúne mais de 20 atletas olímpicos americanos e outras estrelas das piscinas internacionais.