Com o tempo de 56s85, que o deixou a 28 centésimos do seu recorde pan-americano, o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Carlos Farrenberg (Bartha Engenharia), conquistou sua segunda medalha no Para Pan Rio 2007, a primeira de ouro, ao vencer a prova dos 100 metros nado livre, categoria S13, no início da noite desta terça-feira (14), no Conjunto Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Carlos havia conquistou prata nos 200 medley, na segunda-feira (13).
Carlos largou atrás do canadense Brian Hill, mas após os primeiros 25 metros, já liderava. Virou para os 50 metros finais, com 27s75 e chegou a abrir quase um corpo de vantagem para o canadense, que o apertou nos 20 metros finais.
Até o final da natação para pan-americana, Carlos terá mais três provas pela frente, com chances de ouro nos 50 metros nado livre, na sexta-feira (17), e pódio nos 400 metros nado livre, nesta quarta-feira (15). Nos 100m borboleta, prova marcada para quinta-feira (16), ele tem o oitavo tempo e nadará para melhorar sua marca.
No Mundial de Natação paraolímpica, em dezembro do ano passado, em Durban, na África do Sul, ele conquistou seu primeiro vice-campeonato mundial e bateu o recorde pan-americano nos 100 livre, com a marca de 56s57, chegando apenas atrás do recordista mundial, o grego Taiganidis, com 53s96.
Aos 27 anos, Carlos Farrenberg é professor de Educação Física, formado pela Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp), da UNISANTA, a mesma do seu técnico Renato Bartolo e do preparador físico Ricardo Kojima, também nadador da equipe principal da UNISANTA.