Medalha de prata na prova dos 200 metros medley na categoria S13, no primeiro dia do Para Pan-Americanos Rio 2007, e com grandes chances de somar mais três, sendo duas de ouro (50 e 100 metros nado livre), o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Carlos Farrenberg (Bartha Engenharia) passa a ser alvo dos holofotes da mídia.

Nesta terça-feira, sob o título “Vitória nas águas ou na vida?”, o diário esportivo Lance, o mais importante do País no gênero, dá destaque ao atleta santista, em uma matéria de cerca de meia página, que fala de suas performances e da convivência com a perda progressiva da visão, provocada pela toxoplasmose.

Com 20% da visão, Carlos compete na categoria S13, mas diante da evolução do seu quadro, é possível que ele venha a competir na categoria S12, para atletas com uma deficiência ainda mais significativa.

Carlos também tem merecido atenção de emissoras de TV da região, como Santa Cecília, Tribuna, VTV, SBT e Mar, além do canal esportivo por cabo Sportv, que transmite as provas de natação do Para Pan Rio 2007 ao vivo.

Aos 27 anos, Carlos Farrenberg é professor de Educação Física, formado pela Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp), da UNISANTA, a mesma do seu técnico Renato Bartollo. Ele ainda conta com o preparador físico Ricardo Kojima, nadador da equipe principal da UNISANTA.