Andréa Cobra – Assessoria de Comunicação Santos F.C.

O Santos Futebol Clube ampliou a parceria mantida com a Universidade Santa Cecília (Unisanta) na promoção de projetos sociais e colaboração com a formação profissional de alunos de Educação Física. As atividades serão desenvolvidas nos Centros de Treinamento Meninos da Vila e Rei Pelé. Nesta terça-feira (27), houve a assinatura do novo convênio entre as instituições, em ato realizado no Complexo da Presidência do Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro).

Participaram do encontro o presidente do Santos FC, Marcelo Teixeira, e seu vice, Norberto Moreira da Silva; membros do Departamento de Futebol de Base: o diretor Adilson Durante, o supervisor Cassiano Carduz; o coordenador e ex-atleta Abel Verônico e o coordenador de avaliações técnicas, Claudinei Oliveira. Representando a Unisanta, estiveram presentes os principais profissionais ligados ao curso de Educação Física: o diretor João Barros e os professores Nicolau Ramos e José Laudier.

A parceria prevê o aprimoramento das atividades do Programa Meninos do Saboó, desenvolvido no Centro de Treinamento Meninos da Vila – projeto lançado em 2006 com intuito de promover atividades recreativas para crianças residentes no entorno do CT.

Nessa nova fase, os alunos da universidade promoverão e acompanharão torneios de futebol entre escolas públicas de Santos e avaliarão as condições físicas da garotada, cumprindo dois objetivos: estimular o desenvolvimento das crianças e complementar a formação acadêmica, aplicando os conhecimentos adquiridos em classe na prática.

Outra novidade será a participação dos alunos em treinos da equipe profissional do Santos FC. Eles acompanharão o trabalho da comissão técnica junto ao elenco do Peixe.

O presidente Marcelo Teixeira ficou satisfeito com a ampliação do convênio. “O Santos FC já difunde a prática esportiva. Unindo-se a parceiros que busquem o mesmo ideal, conseguiremos alcançar dois importantes objetivos, pois contribuiremos com a formação de jovens e os ajudaremos na preparação para o mercado de trabalho. Ainda atenderemos aos mais carentes, estimulando seu desenvolvimento físico e a formação de seu caráter”.

O diretor do curso de Educação Física da Unisanta, João Barros, destaca a importância do convênio para a formação dos alunos. “Propiciaremos aos alunos experiências fundamentais para que se tornem bons profissionais e ainda contribuiremos bastante com a comunidade. Realizaremos também outro trabalho fantástico, permitindo que entrem em contato com membros da comissão técnica do Peixe”.

O professor que ministra a disciplina Futebol, José Laudier, já atuou no Peixe – de 1975 a 1976; 1979 a 1981; 1989 a 1990 e 1993 -, conhece o trabalho sério desenvolvido no clube e acredita que os futuros profissionais terão um grande enriquecimento curricular. “Inseridos nesses projetos, os alunos se aprofundarão nas matérias, vivenciando o dia-a-dia do futebol”.