Em busca do tetracampeonato brasileiro sênior, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com uma equipe de 53 atletas e mais cinco componentes de sua Comissão Técnica, inicia nesta quinta-feira (14), às 9 horas, sua participação nos Campeonatos Brasileiros Júnior e Sênior. A partir das 17 horas, ocorre o Torneio Open. As três competições são realizadas na piscina do Clube Álvares Cabra, em Vitória, no Espírito Santo.

A UNISANTA nada em busca do tetracampeonato brasileiro sênior, na décima sexta edição do Troféu Daltely Guimarães, além de lutar por bons resultados no Brasileiro Júnior (Troféu Júlio de Lamare) e no Open Correios/CBDA.

Esta é a última seletiva do ano para os Jogos Pan-Americanos Rio-2007. Depois só restarão duas oportunidades para os nadadores carimbarem a participação no maior evento esportivo das Américas: o Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos, em março e abril, na cidade australiana de Melbourne; e o Troféu Brasil-Correios de Natação – principal evento da modalidade no país – no mês de maio, no Rio de Janeiro.

A UNISANTA terá um total de 53 atletas em Vitória, sendo 27 mulheres e 26 homens. No feminino, serão 16 atletas na categoria sênior, sete na júnior II e quatro na júnior I. No masculino, 13 na sênior, nove na júnior II e quatro na júnior I.

Dos nadadores da UNISANTA, destaque para Diego Uchoa (júnior I), Amanda Armelau, Larissa Cieslak, Conrado Chede e Fernando Ernesto dos Santos (juniores II), Bárbara Jatobá, Lílian de Paula Cerroni, Juliana Tanaka, Michelle Lenhardt, Monick Perez, Monique Ferreira, Natalia Grava, Nayara Ribeiro, Alexandre Andreoli, Armando Pedroni, Christiano Chagas, Eduardo Fischer, Felipe May Araújo, Israel Murat, Joel Moraes Santos Júnior, Juan Pereyra, Ricardo Kojima e Rogério Karfunkelstein, entre outros.

Esses atletas estão sob a responsabilidade da coordenadora Rosa do Carmo José, do técnico –chefe Márcio Latuf, dos auxiliares Gerson Pazian e Fábio Massaini e do massagista Ney Roblis.

PROGRAMA – Nesta 5ª feira (14/12): 50m costas (somente pelo Troféu Daltely), 100m livre, 200m peito, 200m medley, 1500m livre (somente no masculino). Sexta-feira (15/12): 50m peito (somente pelo Troféu Daltely), 50m livre, 200m costas,100m borboleta, 800m livre (somente no feminino) e 4x100m livre

Sábado (16/12): 50m borboleta (somente pelo Troféu Daltely), 400m medley, 200m livre, 100m peito e 4x50m livre. Domingo (17/12): 400m livre,100m costas, 200m borboleta e/ 4x100m medley.

Todas as provas são disputadas no masculino e feminino, tanto no Brasileiro Júnior, como no Sênior e no Torneio Open, observando-se as exceções. Já o Torneio Open é disputado pelos oito melhores atletas – no máximo – levando-se em conta os resultados das disputas da manhã e não tem provas de revezamentos. No Brasileiro Júnior, todas as provas são divididas em Júnior I (atletas nascidos em 1989) e Júnior II (1987/88).