A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) terá cinco novos cursos superiores de curta duração (dois anos), a serem desenvolvidos a partir de 2007. Segundo a presidente da Instituição, profª Lúcia Teixeira Furlani, esses cursos acompanham as tendências do mercado regional. “O objetivo é trazer novas perspectivas, possibilidades e esperança para ajudar e facilitar o crescimento da região, qualificando profissionais e formando cidadãos”, disse a presidente aos jornalistas, nesta quinta-feira (21/9).

Boa parte dos vestibulandos não se encaixa no perfil dos cursos tradicionais. Com a perspectiva de novos investimentos na Baixada Santista, há riscos de se colocar pessoal não qualificado, nos postos de trabalhos a serem exigidos por essa demanda. A Reitora, dra. Sílvia Teixeira Penteado, citou pesquisas recentes sobre a falta de preparo dos brasileiros em postos de comando na economia do País: 27% deles em cargos de chefia, em empresas públicas e privadas, não possuem curso universitário.

O que a UNISANTA se propôs é detectar o que a ciência, a tecnologia e o mercado precisam em termos de pesquisas e pessoal qualificado. Assim, explicou a reitora, o lançamento de cursos pela Universidade obedece a um cuidadoso trabalho prévio de prospecção dessas necessidades. Temos apenas dois cursos de Gerontologia no Brasil, e o da UNISANTA, lançado há dois anos, é um deles. E a imprensa tem papel fundamental na informação aos jovens e familiares sobre as possibilidades de trabalho e de novos cursos que atendem às novas necessidades, esclareceu a reitora.

Os novos cursos serão realizados no período noturno. Na área de saúde está sendo lançado o curso Tecnologia da Ciência das plantas medicinais, com coordenação do prof° João Miragaia. “A região é rica em plantas medicinais que, assim como em todo País, ainda não são exploradas, até pela falta de profissionais qualificados nesta área. O curso vem ao encontro com estas necessidades”, disse o professor Miragaia. A idéia foi da bióloga Fabiana Gaspar Gonzalez. Segundo ela, o objetivo é capacitar os alunos na produção de medicamentos e cosméticos de origem vegetal, além de desenvolver pesquisas nesta área. “É uma busca a novos medicamentos, tanto para o corpo como para alma”, disse a bióloga.

A Faculdade de Comunicação e Artes ganha o curso Tecnologia de Multimeios, Design Gráfico, videodigital e webdesign, com coordenação da profª Márcia Okida. “O principal diferencial deste curso é que trabalharemos com as três grandes áreas do design”, disse a coordenadora. “É uma proposta inédita, que tem como objetivo formar profissionais completos, qualificados no meio impresso, vídeo e web”, completou a professora.

Ligado à Faculdade de Arquitetura, há o curso Projeto para arquitetura de interiores, com coordenação do professor Nelson Gonçalves. O curso agrega o conhecimento de design com a tecnologia, indispensável nos dias de hoje. “O objetivo é formar profissionais completos que saibam tanto a parte teórica como a prática e, por isso, serão desenvolvidas atividades para aprimorar a parte criativa do aluno e também a parte técnica”, disse o coordenador.

Em Comércio e Gestão estão sendo abertos dois novos cursos: Tecnologia em Gestão do Comércio Varejista e Tecnologia em Gestão de Micro e Pequenas Empresas, ambos com direção do prof° Júlio Simões Júnior. O primeiro é a área que mais emprega em Santos, segundo dados do Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos da UNISANTA (NESE). O segundo é essencial para os profissionais que desejam se integrar na área de pequenos negócios, ou que já estão inseridos. “Há sintonia dos dois cursos, pois ambos pretendem qualificar novos profissionais e, também, os que já estão inseridos na área e querem aperfeiçoar o trabalho realizado”, disse o diretor.

Para José Kauffmann Neto, que durante seis anos foi presidente e vice do Sindicato do Comércio Varejista, e há 25 anos atua nessa área, o curso vem ao encontro das necessidades deste mercado. “Este é o curso que eu gostaria de ter feito, mas na época não encontrei”, disse Kauffmann. Existem apenas dois cursos nesta área, em São Paulo, e a UNISANTA preenche esta lacuna e proporciona conhecimento e uma reciclagem desses profissionais.

Os cursos têm duração de dois anos. Todos serão desenvolvidos, no período noturno com turmas de no máximo 80 alunos. As inscrições para o vestibular 2007 já estão abertas e terminam no dia 20 de outubro. Podem ser feitas pela internet, no site www.unisanta.br; no Campus da Universidade, na Rua Oswaldo Cruz, 255 ou em postos credenciados na Baixada Santista, Região do ABCD e da Capital.

Participaram também da reunião o representante do Sebrae em São Paulo, Sérgio Brito Franzosi e o membro da Comissão Municipal de Emprego de Santos e coordenador de pesquisas do NESE/UNISANTA, Jorge Manuel Ferreira.