Os XXIII Jogos da UNISANTA, maior e mais importante competição Universitária do Estado de São Paulo, mantêm inscrições abertas até o próximo dia 27 deste mês. As disputas estão programadas para o período de 2 a 19 de maio próximo. A expectativa é de que cerca de 50 cursos tomem parte do evento.
As inscrições devem ser feitas junto ao Departamento de Educação Física e Esportes (DEFE) da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), à Rua Oswaldo Cruz, 255, Boqueirão, em Santos. O DEFE atende das 9 às 20 horas.
Os ofícios deverão ser feitos em papel timbrado da Associação Atlética Acadêmica ou entidade correspondente e devem apresentar a assinatura do diretor do curso, como atestado da anuência do mesmo quanto à participação dos alunos. Os pedidos de inscrição estão sujeitos a aprovação da Comissão Organizadora dos Jogos.
As confirmações de inscrições por modalidade devem ser feitas de 28 a 31, com o recolhimento das respectivas taxas. O Congresso Técnico para a definição das chaves dos XXIII Jogos da UNISANTA está marcado para o dia 10 de abril, a partir das 18h30, no Consistório do Bloco M da UNISANTA, à Rua Oswaldo Cruz, 255, Boqueirão, em Santos.
Neste mesmo dia, deverão ser entregues as relações nominais de atletas e fichas de candidatos a Rei e Rainha. A entrega das tabelas será no dia 24 de abril. A cerimônia oficial de abertura, com eleição da Rainha e Rei dos Jogos, será no dia 2 de maio, a partir das 19 horas, no Ginásio Poliesportivo Santa Cecília. As disputas terão início no dia 3 de maio, estendendo-se até o dia 19.
SAI O SOCIETY, ENTRA A BOCHA – Para essa edição, os Jogos da UNISANTA têm como novidade a bocha, que entra como modalidade demonstração, sem contar pontos e, portanto, não interferindo na pontuação final das equipes.
Em contrapartida, a Comissão dos Jogos optou pela exclusão do futebol society, em função de a modalidade, por contar com praticamente os mesmo jogadores do futsal, gerar choques de datas e horários. Diante do curto período para a realização dos Jogos, tais conflitos nem sempre podiam ser equacionados a contento.
Serão disputadas as seguintes modalidades esportivas: com contagem de pontos: no masculino – Atletismo, Futebol de Salão, Tênis de Mesa, Handebol, Voleibol, Natação, Basquetebol, Tamboréu, Xadrez, Caratê, Judô Individual, Voleibol de Praia (quarteto).
No feminino – Atletismo, Futebol de Salão, Tênis de Mesa, Handebol, Voleibol, Natação, Basquetebol, Xadrez, Caratê, Judô Individual e Voleibol de Praia (quarteto).
A competição de bocha envolverá duplas mistas, de forma eliminatória (ou não, dependendo da quantidade de duplas inscritas), com partidas de 18 pontos ou três lances. Caso haja necessidade, o desempate ocorrerá em um lance e assim sucessivamente.
As equipes poderão inscrever até quatro atletas, dois do sexo feminino, dois do sexo masculino. As substituições são livres, devendo, entretanto, estar jogando (dentro da cancha) atletas dos dois sexos.
Os atletas deverão utilizar calçado tipo tênis, com solado de borracha, antiderrapante e sem saltos ou travas; integrantes da dupla deverão estar uniformizados, com semelhança. Caberá premiação às três duplas melhores classificadas serão premiadas. A tabela de jogos será definida de acordo com a quantidade de participantes e deverá prever que as partidas dar-se-ão em seqüência, com tolerância de 5 (cinco) minutos entre si.
FILANTROPIA – Mais uma vez, a Comissão Organizadora da competição outorgará o Troféu Solidariedade Universitária à atlética que, ao longo da disputa, arrecadar o maior volume de gêneros alimentícios, agasalhos e brinquedos a serem doados a instituições de benemerência da Cidade e Região. Os XXIII Jogos da UNISANTA são organizados pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), por intermédio de seu Departamento de Educação Física e Esportes (DEFE).
Na temporada passada, as Atléticas das faculdades de Engenharia e Fisioterapia da UNISANTA dividiram a honraria. Juntas, elas arrecadaram mais de 300 quilos de alimentos, além de roupas e brinquedos entregues a sete instituições. Para essa edição dos Jogos, a Comissão Organizadora estuda ainda a possibilidade de arrecadar gêneros alimentícios já na abertura dos Jogos, marcada para o dia 2 de maio próximo. Além do convite, seria necessária a doação de um quilo de alimento não perecível.