O educador português José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte, em Portugal, em que os alunos, de 5 a 15 anos, fazem as regras de convivência e sugerem o currículo, dará uma aula neste sábado (18), às 14 horas, no Consistório da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), para os estudantes do Curso de Especialização Lato Sensu em Pedagogia Espírita, na Rua Oswaldo Cruz, 255. Esse curso de pós-graduação da UNISANTA conta com uma equipe de mestres e doutores da USP, PUC, UNICAMP, UNISANTA e outras universidades.
Pacheco é um dos educadores mais conceituados no mundo desde que criou a Escola da Ponte, a 30 quilômetros de Lisboa, e que tem hoje cerca de 230 alunos e 20 professores, ou “orientadores educativos”. Ele tem sido requisitado para conferências e aulas sobre os mais diversos temas ligados à Educação, em todos os níveis.
Entre as propostas do professor português e a Pedagogia Espírita existem pontos em comum, como a de “resgatar o homem integral, educando-o em todas as potencialidades”, explica a Coordenadora do Curso Lato Sensu de Pedagogia Espírita da UNISANTA, Dra. Dora Incontri. Sem impor crenças, essa Pedagogia procura aplicar um conhecimento interdisciplinar, incluindo também a visão moral e religiosa, na própria prática pedagógica, mas não só ela.
Incontri, que defendeu a tese de doutorado na USP, em 2001, sobre o tema, Pedagogia Espírita – Um Projeto Brasileiro e Suas Raízes, esclarece que não se trata de mais uma educação religiosa, com objetivos doutrinantes e proselitistas. “Embora o Espiritismo se proclame cristão e proponha uma religiosidade isenta de rituais e hierarquias, o princípio máximo da liberdade de culto e pensamento orienta qualquer proposta que nele se enraíze”.
Kardec considerava a doutrina espírita como coadjuvante de todas as religiões, por ser sua meta principal o combate ao materialismo e o fortalecimento dos princípios básicos de todas elas, acrescenta a educadora. “O ecumenismo espírita, assim, não é mera tolerância para com a diferença ou ainda apenas a unificação das Igrejas cristãs, com exclusão de outras religiões, mas o encontro de denominadores comuns a todas as formas de manifestação de espiritualidade. A idéia de que o homem tem uma dimensão espiritual, uma origem divina, uma alma imortal e uma finalidade ética na existência — são, segundo Kardec, a essência da religiosidade humana.”
“Diante do fato examinado por pesquisadores estrangeiros, como Hess (1991) e Laplantine & Aubrée (1990 ), de que o Brasil é o país mais espírita do mundo e diante da proposta de uma sociedade plural e democrática, em que todas as vozes possam se manifestar, justifica-se um curso que discuta, pesquise e proponha uma nova forma de pedagogia. Essa pedagogia, respeitando a dimensão espiritual do homem, insere-se plenamente na cultura brasileira — eminentemente religiosa — ao mesmo tempo oferecendo uma alternativa, que pode desbravar novos rumos”.
Como educador, discípulo de Pestalozzi, Hippolyte Léon Denizard Rivail, chamado depois de Allan Kardec, recebeu a herança educacional de uma tradição que vinha de Comenius, Rousseau e do próprio Pestalozzi, seu mestre, destaca ainda Incontri em seu trabalho.
Foi no Brasil, entretanto, que a Pedagogia Espírita ganhou corpo, em diversas obras teóricas e em algumas experiências práticas, a partir do primeiro colégio espírita do mundo: Colégio Allan Kardec, fundado por Eurípedes Barsanulfo, em 1907, em Sacramento, Minas Gerais. Anália Franco, em São Paulo, fundou mais de 100 escolas, no início do século XX, inspirada na idéia espírita. Em Franca, estado de São Paulo, Tomás Novelino (discípulo de Eurípedes e Anália) aplicou as propostas de seus antecessores no Educandário Pestalozzi, desde 1940.
Em Curitiba, houve a experiência de Ney Lobo, nas décadas de 1960 e 1970, com a construção de uma cidade-mirim, no Instituto Lins de Vasconcellos (então mantido pela Federação Espírita do Paraná).

Matérias – Filosofia, Filosofia da Educação, Ciência e Espiritismo, Religião e Pós-Modernidade, História da Educação, Filosofia Espírita, Ensino Inter-Religioso, Didática Interdisciplinar, Estética e Educação e Metodologia Científica são algumas das matérias do curso lato sensu de Pedagogia Espírita. Dora Incontri é graduada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, mestre e doutora em História e Filosofia da Educação pela USP, com pós-doutoramento em Filosofia da Educação pela mesma universidade.
Entre os outros docentes estão Alessandro Cesar Bigheto, mestre em História da Educação pela Unicamp e membro do grupo de pesquisa do Histedbr – Unicamp; Alexander Moreira de Almeida, médico psiquiatra, doutor pelo Departamento de Psiquiatria da USP, Fundador e Coordenador do NEPER (Núcleo de Estudos de Problemas Espirituais e Religiosos do Instituto de Psiquiatria HC-FM-USP) e Diretor Técnico e Clínico do HOJE – Hospital João Evangelista – Pós-doutorando pela Duke University, USA.
E mais: Alysson Leandro Macaro, doutor em Direito pela USP. Professor de pós-graduação da Universidade Mackenzie – SP; João Francisco Regis de Morais, Mestre em Filosofia Social, Doutor em Educação, Livre Docente em Filosofia da Educação, professor titular aposentado da Unicamp e atual Professor Titular da PUCCamp; José J. Queiroz , mestre em Teologia e doutor em Direito Canônico pela Universidade Santo Tomás de Aquino de Roma, professor no Departamento de Ciências da Religião – PUC-SP; Luis Augusto Beraldi Colombo, mestre em Educação, Arte e Cultura pela Universidade Mackenzie; Ney Lobo, autor de várias obras sobre Pedagogia Espírita; Priscila Grigoleto Nacarato; Sergio Felipe de Oliveira, médico psiquiatra pela USP, mestre na Faculdade de Medicina da USP.
Informações sobre esse e outros cursos na Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, (013) – 32027104, posgraduacao@unisanta.br