A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) marca a sua participação no Carnaval 2006 como a ala mais numerosa da X-9. Serão 120 componentes na Passarela do Samba Dráusio da Cruz, representando a intensa e importante atividade jornalística de Patrícia Galvão, a Pagu. O sambódromo fica na Av. Afonso Schimidt, no bairro Areia Branca, em Santos.

Em apenas dois dias, funcionários, professores, diretores, alunos e outros convidados formaram a ala, que tem uma lista de espera de mais de 60 nomes. A entrega das fantasias aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 23, na Universidade.

“O engajamento de tantas pessoas num espaço tão curto de tempo revela o espírito de igualdade e união existente no Complexo Educacional Santa Cecília”, disse a profa. dra. Lúcia Teixeira Furlani, diretora-presidente da UNISANTA, que representará Pagu no carro abre-alas a convite da X-9.

“Essa festa popular é uma grande e feliz oportunidade de tornar acessível a todas as camadas sociais a vida, idéias e sonhos de Pagu, antes retratados em livros, documentários e exposições”, destaca Lúcia Teixeira Furlani, pesquisadora e referência nacional no assunto.

Pesquisas – Lúcia Maria Teixeira Furlani dedica-se, a partir de 1988, ao resgate da memória de Pagu, produzindo livros e documentário premiados (“Pagu-livre na imaginação, no espaço e no tempo”, “Croquis de Pagu”), utilizados por autores de minissérie de televisão, peças de teatro e livros, além de ter contribuído para que o Poder Público desse o nome de Patrícia Galvão ao Centro de Cultura de Santos. Lançará em abril outro livro, a fotobiografia de Pagu, fartamente documentada e com muito material inédito.

Samba enredo – Desenvolvido pelo carnavalesco Renato Di Renzo, professor da Faculdade de Artes e Comunicação da UNISANTA, o enredo teve como base a biografia de Pagu, escrita por Lúcia Maria Teixeira Furlani, e irá mostrar a época glamourosa em que Patrícia Galvão surge no Modernismo, por intermédio do escritor Oswald de Andrade e da artista plástica Tarsila do Amaral. Tarsila e Oswald formavam o casal mais badalado e admirado da alta sociedade paulistana e orientaram a carreira de Pagu. Nesse período, Oswald vive um caso de amor com Pagu e deixa Tarsila.

A escola mostrará também Pagu como introdutora da soja no Brasil, sua militância política (foi a primeira mulher presa no Brasil por motivos políticos, na greve dos estivadores, em Santos), sua contribuição ao teatro amador, além de citar o Bar Regina, que Pagu freqüentava, reduto de intelectuais e da boemia santista nos anos 50.

Figurinos – Os figurinos criados por Ademir Fontana para a ala da UNISANTA na X-9 tiveram confecção, arte e acabamento a cargo dos professores Fátima Barroso e Camila Gonçalves, do Curso de Gestão de Negócios da Moda, e Gilson de Melo Barros, de Artes Plásticas, sendo confeccionadas no Atelier de Moda, com a participação de alunos do Curso.