A primeira das quatro etapas do Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi, agita a Cidade neste domingo (25/09). Mais de 700 atletas, representando 64 entidades, entre clubes, academias, unidades militares, competem nesta que disputa que se constitui na maior prova em águas abertas do Brasil.
Nesta primeira etapa, os competidores terão de cumprir uma distância de 3,5 quilômetros, demarcado na Baía de Santos, entre o Boqueirão (defronte à Avenida Conselheiro Nébias) e a Ponta da Praia (em frente ao Aquário Municipal).
O percurso da prova será balizado com bóias e barcos, tendo como local de largada a Praia do Boqueirão defronte a av. Conselheiro Nébias e a chegada na Ponta da Praia, nas imediações do Aquário Municipal.
O evento abre a série de provas qualificatórias para o grande desafio marcado para o dia 26 de janeiro de 2006, quando apenas oito atletas terão o privilégio de nadar entre a Laje de Santos e a Baía de Santos, em uma distância aproximada de 42 quilômetros. A arbitragem e supervisão técnica são da Federação Aquática Paulista (FAP)
O Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi é uma realização Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença e apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Estado da Juventude e Esportes), Prefeitura Municipal de Santos (Semes e CET), Capitania dos Portos de São Paulo, 17o. Grupamento de Bombeiros, Parque Marinho Laje de Santos, Engeplus, Troféus Brasil Santa Rita, Energil Sport, Bandeirante Emergências Médicas, Associação Sabesp, Estrada Transportes e Power.
Criado com a finalidade de homenagear uma das mais notáveis nadadoras de águas abertas do mundo, o Projeto Renata Agondi compreende quatro etapas interligadas, sendo a última delas, o Desafio Oceânico Laje de Santos, com percurso entre a Laje de Santos e a Baía de Santos.
Ele faz parte do calendário das atividades esportivas desenvolvidas no Município, por intermédio de projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Santos, de autoria do vereador Roberto Bonavides, no ano de 2000, e reformulado em 2005 pelo vereador Antonio Carlos Banha Joaquim.
Culminando com o Desafio da Laje de Santos, que reunirá um número máximo de oito atletas, em prova marcada para o dia 26 de janeiro de 2006 (data de aniversário da Cidade), as três primeiras etapas terão caráter classificatório.
Assim Apenas os 100 melhores competidores desta primeira etapa tomarão parte da segunda, marcada para o dia 30 de outubro, na distância de sete a dez quilômetros, demarcados na Baía de Santos.
Da terceira etapa, a ser realizada no dia 4 de dezembro, na distância de 15 a 20 quilômetros, ainda na Baía de Santos, tomarão parte apenas os 32 melhores da segunda etapa. E da quarta e última, apenas de oito atletas, no máximo, extraídos da terceira etapa , terão o privilégio de competir na distância de 30 a 42 quilômetros, compreendidos entre a Laje de Santos e a Baía de Santos.
Nesta primeira etapa caberá premiação, em caráter individual, mediante medalhas finish a todos os participantes, prêmios aos 3 primeiros classificados em cada categoria no masculino e feminino e aos 5 primeiros classificados na classificação geral.
Coletivamente, aos três melhores classificados na contagem geral de pontos. Para apurar a contagem de pontos, serão consideradas os resultados dos três melhores classificados no feminino e os cinco melhores no masculino de cada equipe, convertendo em pontos, a classificação obtida por cada um, consagrando vencedoras, as três equipes que menos pontuarem. Em caso de empate, o critério de desempate será através da melhor colocação individual obtida. A Premiação será efetuada logo após expirar o prazo para apresentação e apreciação dos protestos.
CURSO DE ARBITRAGEM – Como parte do Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi, será realizado neste sábado (24/09), o Curso para Árbitros em Águas Abertas, ministrado pelo árbitro geral da competição, membro do Conselho Técnico da Federação Internacional de Natação (FINA) e diretor de Águas Abertas da Federação Aquática Paulista (FAP), Igor de Souza. O mesmo será realizado na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), sob a chancela da FAP.
O curso, desenvolvido com a carga horária de sete horas (das 8 as 12 e das 14 às 17), credenciará seus participantes a atuarem em eventos oficiais de Águas Abertas nas mais diferentes tarefas, exceção feita à função de árbitro geral). Os certificados serão expedidos pela FAP. As aulas serão ministradas no Consistório da UNISANTA, à Rua Lobo Viana, 67, Boqueirão, em Santos, ao custo de R$ 20,00 (vinte reais).