O Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos (Nese) da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) entregou ao Santos e Região Convention & Visitors Bureau (SRC&VB), no dia 2/09, uma pesquisa sobre o Perfil do Turista de Lazer e de Negócios na Região.
O resultado da pesquisa, inédita na região, foi obtido com base em 3.317 entrevistas individuais válidas, de um total de mais de 500 mil pessoas, que se instalaram ou transitaram nos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista (Bertioga, Cubatão,Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Peruíbe, Mongaguá e Itanhaém), no período de novembro de 2003 a fevereiro de 2004.
Na ocasião, o presidente e a vice-presidente do SRC&VB, respectivamente Ewaldo Bolívar de Souza Pinto e Lúcia Maria Teixeira Furlani, apresentaram ao presidente do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista e diretor adjunto da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), Rivaldo Otero, o projeto do Sistema de Informação Regional.
“Como pontapé inicial, estamos apresentando a proposta de um centro de informações turísticas na Rodovia dos Imigrantes e um posto em cada uma das cidades envolvidas para a maior divulgação deste potencial”, afirma Lúcia.
De acordo com o estudo, fica evidenciada a grande presença de famílias entre os turistas, bem como de grupos de amigos com faixa etária entre 41 e 55 anos. Trata-se de pessoas residentes geralmente na capital, e que possuem imóvel para veraneio (72%), vindo com freqüência à cidade. A utilização de hotéis resumiu-se a cerca de 12% dos pesquisados.
A renda média dos entrevistados é característica de classe média: R$ 2.603,31, o que revela um potencial razoável para o consumo durante a estadia.
De acordo com o coordenador da pesquisa, Jorge Manuel de Souza Ferreira, as críticas maiores dos turistas referem-se à limpeza, à segurança e às atrações turísticas da cidade. Entre aqueles que visitaram os pontos turísticos, 40% deles classificaram as atrações como ruins ou regulares.
O coordenador do Nese/UNISANTA, Alcindo Gonçalves, ressaltou as seguintes conclusões da pesquisa: 40% não utilizam o comércio, 21% não usufruem dos restaurantes e 36% não utilizam os hotéis da região. “Bares e casas noturnas também tiveram pouca utilização”, afirmou Gonçalves.
Confiabilidade – A vice-presidente do Conselho Deliberativo do Santos e Região Convention & Visitors Bureau (SRC&VB), dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani, destacou a importância da pesquisa, que tem dados representativos de grande confiabilidade (95%), os quais serão interpretados e analisados. Para isso, o Bureau já realizou uma reunião com os nove secretários de turismo da região, para discussão dos dados e a criação de estruturas, principalmente um roteiro turístico interligando todas as cidades envolvidas. “Também estamos procurando outros órgãos públicos e privados e associações de classe para unirmos esforços para o fortalecimento de soluções interligadas para o turismo”.
“Ficou constatado que o potencial da região é imenso, com enormes riquezas naturais e tradições culturais. Mas chegou a hora de mostrarmos que os nove municípios da Costa da Mata Atlântica, quando vistos como um só grande produto turístico, apresentam variada opção como destino não só de lazer, mas também de negócios, ecoturismo, aventura e terceira idade”, acrescenta Lúcia.
“A pesquisa aponta que os turistas, quando vêm à região, ficam apenas nas cidades em que se instalaram. Essa integração dos nove municípios possibilitará que todas as cidades sejam beneficiadas”, conclui a vice-presidente do SRC&VB.
Segundo a reitora da UNISANTA, dra. Sílvia Teixeira Penteado, essa é uma pesquisa de suma importância, pois é a primeira vez em nossa região que temos um levantamento dessa natureza. O Nese/UNISANTA é um órgão de grande credibilidade. As pesquisas ajudam a ter dados concretos para projetar o desenvolvimento da região nos aspectos político, econômico e social, buscando convergir expectativas e realizações para atrair investidores para os nove municípios pesquisados.
Para o Secretário de Turismo de Santos, Eduardo Conde Bandeira, a pesquisa do Nese/UNISANTA vai contribuir e muito para o desenvolvimento do turismo receptivo. “Esse é mais um passo para o crescimento dos municípios da Costa da Mata Atlântica. Vender um pacote das nove cidades e não só do município de Santos, é uma das metas para que toda a região cresça.” Informações no site www.nese.unisanta.br