Estudantes e professores da universidade americana participaram de um tour pelas principais instalações do campus.

Referência em Internacionalização no ensino superior brasileiro, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) segue ampliando suas conexões acadêmicas com o exterior ao receber 24 estudantes e dois professores da Elon University, localizada na Carolina do Norte, Estados Unidos.

A visita, realizada na última quarta-feira (15/1), faz parte do Winter Term Global Program da instituição americana, intitulado Through the Lens of ESPN, que tem como proposta proporcionar aos estudantes uma imersão na cultura brasileira. A programação incluiu visitas a estádios de futebol, sistemas de comunicação e instituições de ensino, promovendo uma vivência prática sobre a relação entre educação, esporte, mídia e sociedade no Brasil.

Na Unisanta, o grupo foi recepcionado por Lucas Teixeira Furlani, coordenador de Novas Tecnologias; Prof. Dr. Fabio Giordano, pró-reitor Acadêmico; Prof. Dr. Daniel Siquieroli Vilas Boas, coordenador de Internacionalização; e Prof. Gilberto Ferreira de Souza, coordenador de Infraestrutura de TI. Eles conversaram com alunos de diferentes cursos, como Administração, Comunicação, Educação Física e Sport Management, sobre a instituição e suas atividades.

Ao longo do encontro, os estudantes conheceram a infraestrutura da Universidade, em um roteiro preparado especialmente para eles, com o objetivo de apresentar a atuação institucional em diferentes áreas.

O roteiro teve início pelo complexo esportivo, com passagem pela piscina olímpica e pelo Ginásio Poliesportivo, momento em que foi apresentada a trajetória da Unisanta no esporte. Na sequência, a delegação visitou o Memorial Santa Cecília, onde conheceu a história dos fundadores da Instituição e sua contribuição para o desenvolvimento da cidade de Santos.

A programação prosseguiu no InovFabLab, espaço dedicado à inovação, criatividade e formação tecnológica. No local, os estudantes puderam esclarecer dúvidas e conhecer projetos já desenvolvidos e iniciativas em andamento no laboratório.

A visita foi encerrada na Santa Cecília TV, onde os participantes tiveram contato com o funcionamento do Sistema de Comunicação Santa Cecília, conhecendo a estrutura integrada de televisão, estúdios, produção de conteúdo e rádio.

Para Joshua Renza, aluno de Sport Management e Jornalismo da Elon, a passagem pela Unisanta foi uma das partes mais significativas da vinda a Santos, devido à receptividade e à troca cultural. Segundo ele, a vivência no campus ajudou no entendimento entre os modelos educacionais e esportivos do Brasil e dos Estados Unidos.

“A Unisanta tem sido incrível. As pessoas aqui são muito acolhedoras, há muito amor por aqui”, afirmou o estudante, ao comentar a recepção da Instituição e o contato professores e colaboradores.

Entre os aspectos que mais chamaram sua atenção, Joshua comentou sobre a integração entre esporte e universidade. “O que eu mais gostei foi saber dos Jogos da Unisanta, pois é um fator importante unir as universidades da região para competir e construir um forte senso de comunidade. É essencial que as universidades, como a Unisanta, tenham esses programas”. O estudante também ressaltou a importância de programas internacionais no ambiente acadêmico, apontando que ações desse tipo promovem a formação profissional.

Parceria internacional de sucesso

Organizada pelo CET Academic Programs, instituição dedicada ao fomento da educação internacional, a visita possibilitou aos estudantes uma visão ampliada sobre a relação entre mídia, esporte e educação no contexto brasileiro.

Luis Pedroso, diretor de Programas Customizados CET Brasil, enfatizou que a escolha pela Unisanta está relacionada à importância da instituição nos cenários educacional e esportivo. “É um pouco simples dizer que é referência em Santos. Mas a escolha pela Unisanta se deve muito pela ligação clara entre o ensino e o esporte, e esse é um dos principais papéis da Unisanta aqui no município. A gente tinha que visitar a instituição justamente por esse motivo”, comenta.

A parceria entre a Unisanta e a instituição americana já havia sido realizada com sucesso em 2025, o que contribuiu para a consolidação da cooperação entre as instituições. Para o coordenador de Internacionalização da Unisanta, Prof. Dr. Daniel Siquieroli Vilas Boas, a visita representa uma ação estratégica no fortalecimento da educação internacional, considerada um elemento essencial para a melhoria contínua da qualidade dos serviços oferecidos pela Universidade.

Segundo ele, iniciativas desse tipo ampliam horizontes acadêmicos, promovem o contato com diferentes metodologias de ensino e contribuem para o desenvolvimento de competências globais na comunidade universitária, alinhadas às demandas de uma educação cada vez mais internacionalizada.

“A internacionalização é uma das diretrizes da Unisanta e essa educação internacional é um dos nossos grandes objetivos. Estabelecer essas parcerias internacionais é fundamental para criar laços, para estreitar, na verdade, esses convênios que nós fazemos com as universidades em todas as regiões do mundo”, finaliza.

Confira as fotos: