Na oportunidade, os alunos conheceram a piscina olímpica, o memorial Santa Cecília e o sistema de Comunicação da instituição
A Universidade Santa Cecília (Unisanta) recebeu, no último dia 15 de janeiro, 29 estudantes e dois professores da Elon University, localizada na Carolina do Norte, Estados Unidos. A visita integrou o Winter Term Global Program da instituição americana, denominado Through the Lens of ESPN. O objetivo do programa é proporcionar aos alunos uma imersão no universo esportivo brasileiro, com visitas a estádios de futebol, sistemas de comunicação e instituições de ensino.
Recepcionados pela presidente da Unisanta, Profa. Dra. Lúcia Teixeira, e pelo presidente do Conselho de Administração da instituição, Dr. Marcelo Teixeira, os estudantes de Jornalismo, Administração, Cinema, Televisão, Artes e Sport Management tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura da universidade. Entre os pontos visitados estavam a piscina olímpica, o memorial Santa Cecília e os estúdios da rádio e do canal de comunicação da Unisanta.
Organizada pelo CET Academic Programs, uma organização dedicada ao fomento da educação internacional, a visita ofereceu uma visão única sobre a interação entre o jornalismo e o esporte com a sociedade brasileira. Além de explorar o cenário esportivo, os estudantes também puderam se aproximar da cultura brasileira.
“Visitar lugares da área esportiva fora dos Estados Unidos nos permite aumentar nosso conhecimento sobre o mundo do esporte e poder visitar uma instalação tão incrível como essa é muito legal para gerar conexão. Isso ajuda a adquirir conhecimentos que provavelmente você não tenha sobre os esportes que acontecem nessa parte do mundo”, afirma Grace Stetler, estudante de Jornalismo.
Para Nolan Schultheis, acadêmico de Psicologia, essa experiência é uma oportunidade de entender como se adaptar a diferentes culturas profissionais. “Eu acho isso muito importante para um ambiente de trabalho, seja para ser um estagiário ou conseguir um emprego, você precisa saber se integrar ao lugar, à cultura do ambiente de trabalho e realmente aprender como se misturar, desempenhar seu papel e envolver-se propriamente”, diz.
Além disso, Nolan cita que, com essa visita, conseguiu entender a força da cultura no Brasil e como ela pode se misturar ao esporte nacional. “Nós vimos isso perfeitamente. Essa instalação que vocês têm aberta a todos, eu acho muito legal. Tivemos a oportunidade de ir a outros campos esportivos e áreas no Brasil, e foi incrível ver a coesão entre as pessoas simplesmente por causa de um esporte”, explica o futuro psicólogo.
Durante a estadia no país, os estudantes e professores puderam visitar muitos pontos turísticos e diversas instalações ligadas ao esporte. Segundo o professor-assistente de Sport Management da Elon University, Khirey Walker, a ideia é entender o impacto do esporte na cultura do Brasil.
“Tem sido uma grande oportunidade para nós vir ao Brasil, ver um pouco dos lugares, aprender sobre as pessoas, entender o que o esporte significa para a sociedade, porque não sabemos necessariamente disso até estarmos nele, e estamos agora aprendendo muito”, ressalta.
Como um futuro jornalista esportivo, Benjamin Berfield acredita que a viagem reforçou a necessidade de uma cobertura precisa e consciente dos eventos esportivos. “Estou num país totalmente diferente do meu, onde as coberturas jornalísticas esportivas acontecem de formas totalmente diferentes. É minha responsabilidade saber o que estou falando e ter certeza de que estou correto ao fazer isso. Quero aprender como os esportes são realmente cobertos, o que isso significa no Brasil, não apenas em algumas profissões, mas para as pessoas no geral”, diz.
Além de aprender mais sobre a área esportiva, alguns estudantes também conseguiram entender a cultura do país em outras áreas, como a cinematográfica. É o caso do aluno de cinema, Jacob Reamer, que tinha o Brasil como uma de suas prioridades. “A vinda ao Brasil estava no topo das minhas metas, mais do que para qualquer outro país. Aqui estamos estudando a mídia esportiva, mas meu interesse é no entretenimento, especificamente do país, mas estou muito animado por estar aqui e aprender sobre este tipo de mídia também”, finaliza.
A jornada brasileira dos estudantes da Elon University
Os estudantes da Elon University, além de visitar a Unisanta, a Vila Belmiro e a cidade de Santos, também passaram por São Paulo, onde conheceram a Gazeta Esportiva, os estúdios da ESPN, o Allianz Parque e a Universidade de São Paulo (USP). Eles seguiram para o Rio de Janeiro, onde passearam no Maracanã e no Pão de Açúcar, finalizando a viagem com uma visita à Cazé TV.
Confira as fotos da visita: