A Natação Unisanta encerrou sua participação no Troféu José Finkel na terceira colocação geral. Após cinco dias intensos de disputas no Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo, o time ceciliano garantiu o terceiro lugar também na categoria feminina e quarta posição no masculino, por uma diferença de apenas seis pontos.
No total, foram 22 medalhas, sendo seis ouros, sete pratas e nove bronzes, reforçando o protagonismo da equipe entre os principais clubes do país da modalidade. Além das conquistas individuais e coletivas, a Unisanta também celebrou dois recordes de campeonato, quebrados por Gabi Roncatto (800m livre) e Mafe Costa (200m livre), nomes que brilharam ao longo do torneio.
O encerramento do campeonato, nesse sábado, repetiu o alto desempenho visto durante toda a semana. Na última noite de finais foram seis medalhas, incluindo dois ouros, uma prata e três bronzes.
Nos 100m costas, Guilherme Basseto confirmou o favoritismo e garantiu o ouro com 54s91. Já nos 1500m livre, a força das provas de fundo da Unisanta voltou a aparecer com mais uma dobradinha no pódio: Gabi Roncatto foi campeã com 16m25s27, seguida por Bia Dizotti, medalha de bronze, com 16m30s36.
Nas provas de velocidade, Marco Ferreira Jr. faturou a prata nos 50m livre, com 22s47, enquanto Aimê Louise subiu ao pódio com bronze na versão feminina da prova, ao marcar 25s75, sua melhor marca pessoal.
O sábado ainda foi encerrado com mais um bronze para os cecilianos no revezamento 4x100m medley masculino. A equipe formada por Guilherme Basseto, Evandro Silva, Léo de Deus e Marco Antônio Jr. parou o cronômetro em 3m42s13, garantindo mais um importante resultado coletivo.
Com desempenho sólido, múltiplos destaques individuais e presença constante nos pódios, a Unisanta mantém sua tradição de força na natação brasileira e segue firme como referência no cenário nacional, sendo a única entre as universidades do país.
A Unisanta, única potência educacional da natação brasileira, é beneficiada com recursos aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte, através do Projeto Natação Unisanta – Fase 4 – 1º Ano do Ciclo Olímpico 2028, processo n° 71000.028057/2024-05 e tem como investidores a Brasil Terminal Portuário, Eldorado Brasil, Porto Itapoá, BTG Pactual, Banco Safra e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte; mais a Copersucar e Fupes.
