Como parte da disciplina Edição Digital, o curso de Jornalismo lançou o projeto Resgate da Memória do Jornalismo Regional, que irá documentar histórias e bastidores dos diversos profissionais do Jornalismo da Baixada Santista.
O entrevistado será Carlos Ratton, nascido em Santos, jornalista, roteirista e documentarista. Durante sua carreira, se especializou em jornalismo investigativo e de cunho socioambiental. Trabalhou por uma década no jornal A Tribuna de Santos cobrindo as nove cidades que integram a Região Metropolitana da Baixada Santista. Em 2011, ingressou como repórter do jornal santista Diário do Litoral. Em 2012, com a série Endinheirados, foi finalista na categoria Científico-Ambiental do Prêmio Esso, considerado um dos mais importantes prêmios do jornalismo brasileiro. Como documentarista, realizou 3 filmes: Colchão de Pedra (2022), Nossa Louca Resistência (2023) e Grito Caiçara (2024). No ano passado, lançou o livro Confissões de um Repórter.
Idealizado pelo professor Robson Bastos e coordenado pela professora Wanda Schumann, o projeto, além de resgatar a história do jornalismo, proporciona aos alunos a oportunidade de colocar em prática o aprendizado teórico do curso de Jornalismo.
A entrevista acontecerá no estúdio de rádio da Unisanta, no dia 1/10, às 19h.
Equipe Técnica:
Apresentação: Luiza Perrone
Produção: Maria Clara Pasqualeto
Assistente de produção: Marcela Perdigão
Entradas ao vivo: Nathalia Facion e Bruno Rezende e Matheus Leone
Fotos: Gabriel Prudêncio
Arte: Marcelly Moreira
Cinegrafista: – Pedro Bevilaqua
Edição: Giovanni Affonso
Making Of: Beatriz Souza
Pauta: Alunos do 3° ano de Jornalismo
Coordenação Wanda Schumann
Idealizado por Robson Bastos